quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MPCE emite recomendação contra realização do Russas Fest 2014 em área residencial


 
O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, emitiu uma recomendação administrativa dirigida à Prefeitura Municipal de Russas, bem como às Secretarias de Cultura e Meio Ambiente municipal, no sentido de que se abstenham de autorizar ou licenciar a realização da micareta Russas Fest 2014, por conta da localização do evento em área residencial e com prédios históricos, além da poluição sonora.
O evento está marcado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro. Segundo o promotor de Justiça João Batista Sales Rocha Filho, o local do evento, a Avenida Dom Lino, no Centro, é impróprio para a ocorrência do carnaval fora de época. “A referida impropriedade consiste na excessiva poluição sonora provocada pelos equipamentos sonoros, especialmente trios elétricos, utilizados no aludido evento, passível de provocar malefícios à saúde dos moradores do entorno da avenida, bem como danos à estrutura dos imóveis ali localizados”, afirma.
Considerando os incômodos para a coletividade e a geração de poluição sonora, o Ministério Público recomenda à Prefeitura Municipal de Russas, bem como à Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Russas e à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Russas, que não concedam o alvará possibilitando a realização da micareta; na hipótese de já concedida a autorização, que seja imediatamente anulada, transferindo-se o evento festivo para outro local em que não haja concentração de residências e de prédios públicos e históricos.
A definição do novo local para realização do Russas Fest 2014 deve ser precedida do necessário Estudo de Impacto Ambiental (ou estudo similar) e licenciamento ambiental pelo Órgão competente, no tocante aos efeitos da poluição sonora advinda dos equipamentos de som utilizados.
(Fonte: Ascom MPCE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário