terça-feira, 28 de outubro de 2014

Votação em Minas foi decisiva para a derrota de Aécio

 
Apesar dos estados do Nordeste terem dado uma diferença de 11,5 milhões de votos para Dilma Rousseff, sobre seu adversário Aécio Neves (PSDB), a derrota do tucano deveu-se a seu fraco desempenho em estados do Sudeste do País, entre eles Minas Gerais e Rio de Janeiro.  No Nordeste, a surpresa negativa para o tucano foi sua pífia votação em Pernambuco. Apesar de Aécio ter recebido o apoio da família de Eduardo Campos (PSB) e de Marina Silva (PSB), que venceu no Estado no primeiro turno, o tucano obteve pouco mais de 29% dos votos dos pernambucanos.

Em São Paulo, berço do PT, Aécio recebeu 15 milhões de votos, ou seja, 64% dos votos. Já em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, a candidata do PT venceu com uma diferença pequena de 550 mil votos, mas o seu desempenho no estado foi decisivo para a derrota do tucano. Aécio esperava esmagar a petista no Estado, mas a performance dela que obteve  5.979.422 votos, ou 52,41% dos votos, levou por terra seu intento.
Na Região Sudeste, Aécio aumentou a sua votação em quase 8 milhões de votos, abrindo uma diferença de quase 5,6 milhões sobre Dilma, no comparativo com o primeiro turno. No Sul do país, ele ampliou em 27% a sua votação (3 milhões) entre o primeiro e segundo turno.
Outro destaque negativo para o tucano foi sua votação no Rio de Janeiro, terceiro colégio eleitoral do país. No primeiro turno, Aécio obteve 26,9% dos votos, enquanto Dilma, 35,6%. No segundo turno ela ampliou a votação e alcançou agora 54,9% (4,4 milhões) contra 45% (3,6 milhões). A diferença em favor da candidata do PT foi de 807 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário