quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Inmetro proíbe comércio de cadeirinhas com cinto de dois pontos

Segundo o Inmetro, as cadeiras com cinco pontos garantem maior segurança às crianças
Segundo o Inmetro, as cadeiras com cinco pontos garantem maior segurança às crianças
Foto: Agência Brasil
 
Uma Portaria publicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proíbe, a partir de junho do ano que vem, a venda de cadeirinhas infantis com cintos de dois pontos. No mercado nacional, as empresas fabricantes nacionais e internacionais deverão adequar-se à norma até dezembro de 2015.
Segundo o órgão, a exigência se deve ao fato de que as cadeiras com cinco pontos garantem maior segurança às crianças. A medida prevê ainda que os fabricantes do produto certifiquem os dispositivos de retenção de crianças do tipo isofix, um sistema que afivela a cadeira diretamente ao banco do veículo. 
Com o isofix a cadeirinha fica presa à carroceria do carro, eliminando o deslocamento natural causado pelo cinto de segurança por conta do alongamento da cinta. 
A Portaria do Instituto não proíbe, no entanto,  a venda de cadeirinhas sem o sistema, já que muitos carros indispõem dele. Atualmente, menos de 5% dos veículos fabricados no Brasil oferecem o sistema.
Produtos considerados fora dos padrões deverão ser retirados do mercado em 2 anos. Em 3 anos, o Inmetro obrigará que o varejo só comercialize cadeirinhas certificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário