sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Forças federais: Juízes do TRE querem incluir novos municípios

Ao fim da sessão dó último dia 5 de outubro, os integrantes do TRE concluíram que o processo de votação daquele dia havia transcorrido normalmente. Alguns dias depois, houve a decisão de requisitar forças federais
Ao fim da sessão dó último dia 5 de outubro, os integrantes do TRE concluíram que o processo de votação daquele dia havia transcorrido normalmente. Alguns dias depois, houve a decisão de requisitar forças federais
FOTO: KLEBER A. GONÇALVES
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiram, ontem, em sessão extraordinária, incluir mais seis municípios cearenses no pedido de reforço das tropas federais para a segurança da votação de domingo próximo. Além de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, o TRE quer que os 2.500 soldados do Exército também garantam o apoio nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati.
A presidente do TRE, desembargadora Iracema do Vale já enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o ofício com a formalização do pedido e agora aguarda a autorização. Ela também entrou em contato com o comandante da 10ª Região Militar, general Marco Antônio Freire Gomes, que assegurou não haver problemas para a distribuição dos 2.500 militares do Exército nos municípios solicitados.

Demanda
A inclusão dos seis municípios aconteceu após a coligação Ceará de Todos, do candidato Eunício Oliveira (PMDB), solicitou que fossem incluídas mais 11 cidades na lista de municípios que terão o apoio das tropas federais neste segundo turno. A Procuradoria Geral Eleitoral encaminhou a demanda ao TSE, mas o ministro João Otávio de Noronha pediu que o TRE se manifestasse com urgência sobre a nova solicitação.
Na lista encaminhada ao TSE, a coligação pediu reforço para Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Crateús, Campos Sales, Itapipoca, Tianguá, Acaraú e Mauriti. Na sessão extraordinária, no entanto, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, avaliou como necessário o envio das tropas federais apenas para Juazeiro do Norte e Sobral por entender que os demais municípios não registraram omissão por parte da Polícia Militar no primeiro turno.
Já após a ponderação do desembargador Abelardo Benevides Moraes e dos demais juízes da Corte, por unanimidade, o Pleno decidiu solicitar a inclusão de apenas seis municípios, somando-se aos outros cinco da Região Metropolitana de Fortaleza aprovados anteriormente.
Planejamento
"A Corte, por unanimidade, se manifesta sobre a necessidade de envio de forças federais somente para os municípios de Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Barbalha, Crateús e Aracati, visando garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados", acrescentou o ofício.
Caso o TSE autorize a ampliação, no entanto, um novo planejamento precisará ser feito pelo comando da 10ª Região Militar, já que o número de homens do Exército que virão ao Estado não será alterado, apesar da possível ampliação de municípios atendidos pelas tropas federais.
A princípio, os 2.500 homens seriam subdivididos em 19 zonas eleitorais espalhadas pelos cinco municípios já autorizados anteriormente. Caso os novos locais de votação sejam acrescentados ao mapa de segurança das tropas federais, o general Freire Gomes informou ao TRE que fará o remanejamento de acordo com as demandas de cada área.
Em reunião realizada, na última segunda-feira, na sede do Tribunal Regional Eleitoral para tratar do tema, o comandante da 10ª Região Militar informou que, dos homens previstos para o auxílio no segundo turno, aproximadamente 1.500 já são de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário