domingo, 28 de setembro de 2014

Russas receberá projeto de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro acontece o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em três municípios do Ceará: Cascavel, Aracati e Russas. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
Estima-se que os três recebimentos beneficiarão 100 agricultores e que 1,5 mil toneladas do material serão devolvidas. Todo material será levado para a central de recebimento de Mossoró (RN), gerenciada pela Associação do Comércio Agropecuário do Semi Árido (Acasa). Posteriormente o material será encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.
A ação, que tem a parceria do inpEV, é uma realização da Acasa e tem o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará e das Secretarias e Prefeituras Municipais.
Serviço da Campanha de Recebimento Itinerante
DATA
MUNICÍPIO
HORÁRIO
Local
30/set
Cascavel
das 8h às 12h
Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, – Rua Jornalista João Lopes Ferreira Filho, 2100
01/out
Aracati
das 8h às 12h
Posto Nova Esperança (posto abandonado) BR 304, km 96 – Caçimba Funda
02/out
Russas
das 8h às 12h
Distrito de irrigação tabuleiro de Russas no NH1 (Distar)
Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário