quarta-feira, 9 de julho de 2014

Partidos apostam em velhos conhecidos para tentar fisgar o eleitor

 
Ídolos das torcidas do Ceará e Fortaleza, Sérgio Alves e Maisena disputam vaga de deputado estadual
    
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a relação dos 553 candidatos que solicitaram o registro para concorrer às vagas de deputado estadual no Ceará. Dentre os nomes que tentam um lugar na Assembleia Legislativa estão os de ex-jogadores de futebol, dirigentes esportivos, vereadores, apresentadores de TV, policiais militares, além dos candidatos a reeleição.
Ídolo do Ceará, o ex-atacante Sérgio Alves disputa as eleições, em 2014, concorrendo a uma vaga na Assembleia pelo PR. O presidente do clube alvinegro, Evandro Leitão, também aparece na relação do TSE. Ele concorre ao pleito pelo PDT.
Outro ídolo do esporte cearense, o ex-goleiro Maizena é candidato a deputado estadual pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). O esportista, que atuou no Fortaleza, concorrerá também com o presidente licenciado do tricolor, Osmar Baquit. O deputado disputa a reeleição em outubro. 
Dentre os 553 candidatos, há muitos vereadores que buscam migrar do legislativo municipal para o estadual. Dentre eles, aparece o nome de parlamentares de Fortaleza como A Onde É, Capitão Wagner, Walter Cavalcante, Guilherme Sampaio e João Alfredo.

Deputados tentam reeleição 
Alguns dos atuais deputados estaduais do Ceará se candidataram este ano para vagas em outras esferas políticas, caso de Eliane Novais (PSB) e Camilo Santana (PT), que concorrerão ao governo do Estado, e Mauro Filho que disputará o Senado Federal. Com a definição do cenário no executivo e legislativo federal e estadual, nomes como de Carlomano Marques, Dedé Teixeira ou Heitor Férrer figuram na lista dos que tentarão a reeleição. 
Os deputados e apresentadores de TV, Ely Aguiar e Ferreira Aragão, também vão disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa. Fernando Hugo, Fernanda Pessoa, Gony Arruada, Ivo Gomes, Zezinho Albuquerque, Dr. Sarto e Delegado Cavalcante são alguns dos parlamentares que tentarão continuar em seus cargos até 2018.
Elmano e Renato Roseno entram na disputa
Candidatos a prefeito de Fortaleza no pleito de 2012, Elmano (PT) e Renato Roseno (Psol) ingressam a disputa para o legislativo estadual. Os dois se juntam a nomes como o do Pastor Neto e do delegado Luiz Carlos Dantas. 
Relação contém nomes incomuns
A relação do TSE inclui ainda alguns nomes não tão comuns. Homem Caju, Elvis Presley, Katiroba, Titica, Lindão, Cabeça, Papai Noel, Holanda do Povão e Louro da Aldeia são alguns dos que fizeram o registro de candidatura para concorrer ao pleito de 2014.
Deixando de lado o nome de batismo, muitos desses candidatos escolheram o registro como são conhecidos. Kleber Santana Ramos é um destes, o cearense de 30 anos ficou famoso no Estado ao fazer apresentações como Homem Caju, opção utilizada para aparecer na urna.
Além dos que utilizam um nome incomum, alguns candidatos trocam o sobrenome pela profissão que exercem. A Missionária Cristiane Eleuteri, a Elaine do Escritório, o Vigilante Fabio Ripardo, o Chiquinho Contado e o Sapateiro Lopes são alguns dos exemplos.
Os 553 candidatos a deputado estadual concorrem a 46 cadeiras na Assembleia Legislativa do Ceará. As eleições de 2014 acontecem no dia 5 de outubro. O eleitor terá que votar em um deputado estadual, um federal, um senador, além do governador e presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário