quarta-feira, 2 de julho de 2014

Apesar de disputados nesta reta final da Copa, ingressos ainda são devolvidos ao site da Fifa

Quem deixou para comprar na última hora os ingressos da Copa vai precisar de muita paciência e de passar algumas horas da noite na frente do computador. Por exemplo: a Fifa chegou a anunciar que 6.218 bilhetes haviam sido devolvidos e estavam à disposição para venda, no último sábado (28). Só que assim como, quase num lance de sorte eles aparecem, somem na mesma velocidade. Ontem, segundo a Fifa, ainda havia no País 38.954 entradas não retiradas por compradores.

Apesar da tentação de recorrer a cambistas, redes sociais e sites não oficiais, a melhor alternativa ainda é adquirir tíquetes da própria entidade. Seja em nome da garantia de autenticidade, seja pelo menor preço. A dica é acessar o site durante a madrugada, horário com menor procura. “Passei duas semanas olhando no horário entre quatro e seis da manhã. Na hora de comprar, tem que ser rápido, pois o processo de compra é finalizado automaticamente em 10 minutos”, afirma a universitária Janaína Moura.

Outra réstia de esperança é a possibilidade de devoluções dos torcedores desanimados com a eliminação das suas equipes. Os norte-americanos, em segundo lugar entre os que mais compraram ingressos (perdendo apenas para os brasileiros), viram a seleção dos EUA ser eliminada ontem pela Bélgica. Os suíços também caíram na Copa diante da Argentina. Pode sobrar algo daí.

Segundo a Fifa, a entrada dos bilhetes no sistema é automática, mas eles podem ser liberados paulatinamente aos consumidores. O guia do torcedor para compra de ingressos avisa que eles só aparecem no site “se a categoria estiver esgotada em determinado jogo no momento em que o ingresso for devolvido ou numa fase posterior”.

Enquanto a Fifa e os órgãos de segurança parecem fazer vista grossa para a ação de cambistas no entorno da Arena Castelão e pela internet, a especulação corre livre na internet. Para a partida entre Brasil e Colômbia, na próxima sexta-feira, há nas redes sociais pedidos de até R$ 2,5 mil por um ingresso.

“Em dias de jogos, é comum ver gente vendendo ingressos. Não só na porta do Castelão, às vistas de fiscais da Fifa e PMs, mas também na Praça Portugal”, aponta a dentista Cinthya Braga. O balanço divulgado no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) indica que a maioria dos Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e Boletins de Ocorrência (BOs) se refere à perda de documentos, objetos pessoais e furtos. Até o fechamento desta edição, O POVO não obteve confirmação sobre a detenção de cambistas nem de ocorrências a respeito. (Flávia Oliveira)

SAIBA MAIS

A FIFA SE ENCARREGA de atualizar a oferta de bilhetes a cada 5 minutos. Fique de olho.

NA MADRUGADA, além de ter menos brasileiros online, é possível pegar a devolução automática de ingressos de estrangeiros, em virtude do fuso horário de cerca de cinco horas a mais (Europa e América do Norte).

DESCONFIE (E EVITE) ofertas de ingressos com preços exorbitantes nas redes sociais. O noticiário tem apontado casos de golpistas. O certo é arriscar a sorte no site
Flávia Oliveira flavia@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário