terça-feira, 10 de junho de 2014

Saga das Copas é revisitada

Pesquisador Airton Fontenele lança o seu mais novo livro, tratando em detalhes minuciosos, curiosidades e estatísticas da Seleção Brasileira
Pesquisador Airton Fontenele lança o seu mais novo livro, tratando em detalhes minuciosos, curiosidades e estatísticas da Seleção Brasileira
FOTO: KID JÚNIOR
Um passeio literário por datas, curiosidades e estatísticas da Seleção Brasileira em todas as Copas do Mundo. Este é o grande tema do mais novo livro do pesquisador, historiador e escritor Airton Fontenele, um notório apaixonado por futebol e também pela Seleção Canarinho.
O livro chega às mãos dos amantes do futebol em momento extremamente oportuno, quando a realização da Copa do Mundo no Brasil se avizinha cada vez mais.

A efervescência de assuntos ligados ao esporte mais popular do mundo, em razão do torneio que reúne os melhores da bola no planeta, favoreceu o lançamento de mais um livro de Fontenele, o oitavo de sua carreira, sendo seis deles dedicados somente às Copas do Mundo de Futebol. Do alto de sua "melhor idade", sem perder a lucidez, o pesquisador reúne dados estatísticos sobre sua paixão.
Compêndio
 
 
O mais novo livro de Airton Fontenele, "O Brasil em todas as Copas do Muindo. 1930 - 2014 vai mostrar como foram as 19 participações da Seleção em Copas do Mundo, sendo um compêndio de todas as edições do Mundial. No livro, o leitor vai encontrar dados interessantes sobre o futebol, desde os seus primórdios, quando chegou a Londres no ano de 1863.
Só por esse detalhe inicial, pode-se concluir que, para os pesquisadores de plantão, a obra será um prato cheio. Os torcedores que, reunidos, gostam de buscar estatísticas sobre a Seleção Brasileira têm no livro um respaldo seguro, de um homem que escreveu seu primeiro livro, "Futebol - Seleção das Seleções", em 1986 e de lá para cá não parou, em suas incansáveis pesquisas sobre o assunto.
Resgate histórico
Airton Fontenele faz um resgate histórico de fatos marcantes que aconteceram no mundo do futebol. "Para se ter uma ideia, a Fifa não concordava em realizar as Copas do Mundo porque entendia que os Jogos Olímpicos por si só, já preenchiam o grande anseio da população por competições esportivas. Somente após um congresso que houve em 1928 foi que se decidiu realizar a primeira Copa do Mundo. Isso, também depois da separação do futebol do Rugby", comenta o pesquisador, fazendo um relato que remonta às origens do esporte que veio da Inglaterra.
O livro não se propõe à análises históricas ou sociológicas. Ele é basicamente numérico, embora cite fatos históricos para ilustrar a riqueza de dados ali catalogados.
Praticamente tudo que se pretenda encontrar das 19 Copas e as participações do Brasil estão lá. Fichas dos jogadores, resultados de todos os jogos, cidades onde as partidas foram realizadas, as quantidades de jogos, número de participações de cada atleta, inclusive os que ficaram no banco e nunca jogaram.
Airton se preocupou até em nominar e colocar as fichas dos árbitros que irão trabalhar no Mundial de 2014 no Brasil, citando outros inúmeros detalhes.
Mais informações:
O livro O Brasil em todas as Copas do Mundo 1930- 2014 será lançado hoje, às 19 horas, no Náutico Atlético Cearense, com prefácio do cantor Raimundo Fagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário