quarta-feira, 25 de junho de 2014

Falta de interesse preocupa políticos

Deputado Fernando Hugo exibe, no plenário da Assembleia, a matéria publicada pelo Diário do Nordeste que trata do assunto
Deputado Fernando Hugo exibe, no plenário da Assembleia, a matéria publicada pelo Diário do Nordeste que trata do assunto 
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O deputado Fernando Hugo (SD), em seu pronunciamento, ontem, no plenário da Assembleia, disse estar preocupado, como homem público, da falta de interesse do eleitorado em relação à política cearense, conforme matéria do Diário do Nordeste de ontem. Segundo ele, a impunidade é um dos motivadores do distanciamento das pessoas com a política, o que ocorre devido à falta de ações mais céleres por parte do Poder Judiciário.
"Quantas vezes se disse por aqui que existem prefeitos, com processos, que foram reeleitos e no fim de seus mandatos ainda continuam no cargo por falta de celeridade do Judiciário. A manchete do jornal joga sobre os ombros de nós, políticos, a culpa por tudo isso", disse Hugo, ressaltando que somente 16% do eleitorado têm muito interesse na política, enquanto que 29% têm pouco interesse e 26% não têm interesse nenhum.
Para ele, essa situação faz parte da desinformação das pessoas com o viver político, o que contribui para esse desinteresse da sociedade. Fernando Hugo corrobora com o sociólogo Marcos Colares, que na matéria disse que, caso fosse adotado o voto facultativo no Brasil, haveria mais corrupção no processo eleitoral.
Segundo o parlamentar, no Brasil, diferentemente de outros países desenvolvidos, ainda há a venda de votos e atos corruptíveis, como o fato de se levar eleitores até os locais de votação.
Participar
"Cerca de 55% não têm interesse ou pouco interesse no fator maior que é a eleição. No processo eleitoral é que irá se encontrar um endereçamento melhor para a qualidade de vida de nosso povo. Essa massa enorme de desinteressados choca-nos tremendamente", lamentou Hugo.
O parlamentar opinou que pior do que não ter interesse é não participar do processo político brasileiro, o que contribui para os atos de corrupção ocorridos ao longo da história política brasileira. O deputado Thiago Campelo (SD) também lamentou a situação eleitoral brasileira e disse que a impunidade ainda é constante no País, onde os processos se arrastam e, quando há uma decisão da Justiça Eleitoral, os envolvidos se utilizam de recursos que fazem com que tais processos sigam sem uma decisão definitiva.
Corroborando com o colega, Fernando Hugo ressaltou que, apesar de haver situações de corrupção em muitos setores da política, a maioria é de "homens de bem", que trabalham em favor da sociedade.
Lula Morais (PCdoB) lembrou que, nos Estados Unidos, menos que 50% da população vai às urnas para escolher o presidente da República. Ele defende o voto obrigatório como é adotado hoje no Brasil, pois há uma maior participação da população. Fernando Hugo informou que tem orgulho de ser político e ressaltou que, somente por conta de alguns equívocos da Justiça, a impunidade segue no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário