terça-feira, 8 de abril de 2014

Internet será estendida para mais 83 municípios


municipios 

Mais 83 municípios cearenses foram autorizados pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) a iniciarem processo de integração do Cinturão Digital do Ceará. O projeto, que já atua com êxito em 53 cidades, consiste na ampliação do acesso à internet em alta velocidade por meio de cabos de fibra óptica e torres de suporte para rádio que circundam o Estado.
Segundo Fernando Carvalho, presidente da Etice, o projeto já apresenta avanços, mas, aos poucos, busca uma maior penetração em todos os municípios do Ceará. "Temos municípios que são modelos, como Viçosa do Ceará, Tauá, Sobral e Aracati. São locais em que a cidade já está toda conectada e os cidadãos utilizam a internet em praças e nas escolas, porque houve um bom entendimento das prefeituras para garantir o serviço".

Acesso
Fernando Carvalho aponta que os novos municípios contemplados necessitam empenhar-se para conseguir usufruir com satisfação a banda larga oferecida pelo Cinturão Digital. "Temos localidades com difícil acesso, como Campos Sales, que fica no extremo sudoeste do Estado. Mas é preciso que haja uma consciência da Prefeitura em manter a estrutura necessária para se manter interligada ao Cinturão", avalia.
Outras cidades que foram autorizadas a se integrar ao Cinturão foram Barreira, Cedro, Icó e Jaguaribe e Guaiúba.
O presidente da Etice coloca ainda que, em breve, serão lançados dois editais para oferecer os dados distribuídos pelo Cinturão Digital a empresas. "Já temos 12 empresas conveniadas, mas podemos estender essa oferta. No primeiro edital, queremos colocar à disposição alguns dos cabos de fibra óptica que ainda não foram utilizados para que os contratantes aluguem mensalmente. O outro edital diz respeito ao montante excedente de dados já distribuídos pelos cabos para que esses empreendimentos façam uso. Estamos diariamente discutindo modos de ampliar o acesso das pessoas e das empresas à internet de qualidade", ressalta Carvalho.
Cidades Digitais
Pesquisa realizada pela Rede Cidade Digital (CDC), divulgada na última quinta-feira (3), aponta que o Ceará possui pelo menos 74 cidades digitais.
Os critérios para a definição destes municípios é a presença de iniciativas em que a tecnologia é utilizada para ampliar o acesso dos cidadãos ao sinal de internet e melhorar a prestação de serviços públicos.
O Ceará é o quarto estado brasileiro em número de cidades digitais, dentre os 13 estados, das cinco regiões do Brasil, contemplados pela pesquisa. Perde apenas para Rio Grande do Sul (78 municípios), Paraná (76) e Minas Gerais (75). Ao todo, mais de 600 localidades foram referenciadas.
Destaque
Um dos destaques da pesquisa da Rede Cidade Digital é Viçosa do Ceará, a 284 quilômetros de Fortaleza, que desde 1997 investe em Tecnologias da Informação e da Comunicação e possui, atualmente, todas as suas secretarias interligadas por meio de sistemas digitais.
"O Ceará está melhor do que muitos outros estados do ponto de vista da prestação do serviço. Mas estamos lutando para que seja ainda melhor. Queremos envolver mais empresas e prestadoras conveniadas e fazer com que todos os cearenses possam ter, de alguma forma, acesso à tecnologia por um custo baixo", comenta o presidente da Etice.
Ranniery Melo
Especial para cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário