sexta-feira, 21 de março de 2014

Ceará sem Drogas mobiliza sociedade e lideranças políticas de Limoeiro do Norte


O município de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana do Estado, sediou na manhã desta sexta-feira (21/03), o terceiro encontro da campanha Ceará sem Drogas, promovido pela a Assembleia Legislativa.  Realizada no Colégio Diocesano Padre Anchieta, a iniciativa visa mobilizar a sociedade cearense em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química.
Idealizador da ideia, o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), comemorou o sucesso da campanha e pediu o empenho da sociedade no combate a esse mau. “Hoje são mais de 370 mil famílias que sofrem nas capitais brasileiras por causa das drogas e nosso desafio é impedir o avanço, mas é necessário o compromisso de todos no combate a esse problema”, ressaltou.


“Essa campanha não deve ficar apenas aqui, ela deve ser levada as escolas e lares das famílias cearenses. Digo que esse é um projeto de todos os cearenses, é algo apartidário, é o nosso alerta para que as pessoas não entrem nesse mundo”, afirmou Zezinho.

O comentarista e ex-jogador da seleção brasileira, Walter Casagrande, compartilhou sua experiência e luta contra a dependência química. Em uma palestra com pouco mais de uma hora, Casagrande relatou momentos difíceis da sua recuperação e aconselhou as pessoas a não experimentarem as drogas. “A droga é algo pesado, chega um momento que ela se torna mais importante do que a sua própria mãe. O preconceito contra o dependente químico é maior do que contra os homossexuais”, ressaltou.

O ex-atleta definiu a campanha Ceará sem Drogas como um uma oportunidade de alertar os jovens a não entrarem na dependência química. “Esse trabalho voltado para juventude é fundamental. O projeto da Assembleia do Ceará deveria ser copiado por todos os estados brasileiros”, pontuou.

O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, disse que o projeto está no caminho certo. Ele parabenizou a AL pela iniciativa e pediu aos prefeitos que se envolvam. “Ninguém tem mais respaldo para debater esse problema do que a Assembleia Legislativa. Aqui em Limoeiro nós criamos uma assessoria para cuidar dessa doença. Estamos fazendo um trabalho pelas igrejas, porque entendemos que devemos fortalecer o dependente espiritualmente”, enfatizou.

Presente ao encontro, a assessora especial de políticas públicas do Governo do Estado, Socorro França, ponderou que o Estado tem feito a sua parte para o combate esse mal. Ela pediu aos pais que conversem com seus filhos sobre os efeitos das drogas. “Pesquisas mostram que 47% dos jovens que usam drogas é por curiosidade, significa dizer que a mãe, o pai ou o professor não falou com ele sobre o tema”, pontuou.

A próxima parada da campanha acontece no inicio de abril em Sobral. A capital Fortaleza e o município do Crato já receberam a comitiva.

 O evento foi prestigiado pelos deputados Leonardo Pinheiro (PSD), Bethrose (PRP) e Dedé Teixeira (PT); pelo desembargador Paulo Albuquerque; além de estudantes, sociedade civil, lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.


Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário