domingo, 23 de março de 2014

Abolição da escravatura é comemorado dia 25 de março no Ceará

Christina Herbster
 

Um novo feriado foi oficializado no Ceará. Conforme a Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB), aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2011, o dia 25 de março, data da abolição da escravatura no Ceará, será feriado da data Magna do Estado. Na Região Metropolitana do Cariri (RMC), equipamentos federais, estaduais, municipais e comerciais cumprem decreto e paralisam atividades.

As exceções são o shopping e órgãos que trabalham em regime de plantão e exercem atividades essenciais. Entre eles, hospitais, agentes de trânsito, policiais, farmácias, postos de combustível e lanchonetes. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e  Emprego do Ceará   (SRTE-CE) todo trabalhador cearense terá direito a descanso nesta data.
Com esta adesão, o Estado passa a contar com três feriados. Além do dia 19 de março, em alusão a São José, padroeiro estadual e o dia 29, quando se comemora a Semana Santa, a partir deste ano, a Abolição dos escravos no Ceará será lembrada no dia 25 de março. A data entrou em vigência em 2012, porém passou despercebida por coincidir com um domingo.
Primeiro a libertar no país
Em 25 de março de 1884, o presidente da província do Ceará declarou a abolição da escravatura em  todo o seu território. O Estado entrou para a história por ter sido o primeiro a acabar, ao menos oficialmente, com o trabalho escravo no País.
Com informações do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário