terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Implantação de simulador triplica demanda no Detran

Autoescolas deveriam atuar desde o dia 1º com o equipamento, mas as empresas ainda não adquiriram o aparelho
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinando que as autoescolas ofereçam aulas em simuladores de direção tem causado uma corrida aos postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) de Fortaleza, com pessoas querendo evitar pagar mais caro pela carteira de motorista. Nos últimos dias, de acordo com o órgão, somente a sede, na Maraponga, e o Posto Aldeota, na Av. Santos Dumont, têm feito mil atendimentos por dia cada um. Em média, são nove mil pedidos de primeira habilitação, por posto, a cada mês.

Conforme o órgão, a demanda sempre aumentou nos meses de férias, mas desde a última semana de dezembro, a população foi informada pelas autoescolas a correr ao departamento, sob o risco de pagar mais caro FOTO: JOSÉ LEOMAR
De acordo com Detran, a demanda aumentou três vezes neste período, "mas o atendimento não tem condição de ser maior", informa a assessoria de comunicação do órgão. "O Detran historicamente sempre aumentou a demanda nos meses de férias, mas desde a última semana de dezembro, o agravante é que as autoescolas disseram que eles tinham que correr, senão pagariam mais pela implantação de simuladores", completa.

Com a alta procura, o candidato pode ter que esperar mais de quatro horas para sair do posto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "São 2 a 3 horas de fila para o primeiro atendimento, mais uma hora na fila do médico e meia hora para a foto", explica o chefe da unidade Aldeota, Hercílio Gomes.


"Só para renovar a habilitação são uns 550 por dia. O restante são transferências de veículos e atendimento prioritário, que inclui tudo. Isso fora os 300 que pedem a primeira habilitação", completa. Segundo ele, antes das 8h da manhã, quando o posto abre, a fila chega a dar uma volta no quarteirão. Gomes sugere ainda que os interessados procurem o posto no sábado, que "é muito mais tranquilo para quem quer a habilitação", disse.

A administradora Eveline Nunes é uma das 300 pessoas que diariamente vão a um dos postos do Detran na Capital na busca da primeira habilitação. "Por causa do aumento da carteira para 2014, no fim do ano já providenciei a entrada", acrescentou. "Ouvi dizer que a taxa passaria a custar 45% a mais", completou Eveline, quando indagada sobre o valor do reajuste. Ela pagou um total de R$ 1.100 para tirar a carteira de motorista.

A assessoria do Detran-CE faz questão de ressaltar que as pessoas não precisam correr para tirar a habilitação e que o novo valor com a implantação dos simuladores não será tão alto. "Quando o sistema estiver operando, a estimativa é de 10% de aumento. Mais do que isso é abusivo", garantiu. Contudo, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (SindiCFCS), Clayton Batista, afirma que cada equipamento custa R$ 40 mil, o que representaria um aumento de 40% no valor cobrado pela autoescola.

Sem estrutura

O funcionário público Ricardo Pompeu foi ao posto da Aldeota fazer a transferência de uma moto mas teve que enfrentar uma grande fila. "Eu cheguei aqui às 7h para a vistoria. Espero sair daqui pelo menos meio-dia", disse na manhã de ontem. Pompeu também acredita que os boatos sobre o reajuste da habilitação colaboraram para o grande número de pessoas no local. "O pessoal que acha que vai ter o simulador e todo mundo corre para tirar as carteira, mas as autoescolas nem condição de instalar ainda têm, disse.

A mesma coisa disse o presidente do SindiCFCS. "As autoescolas não têm estrutura física para receber os simuladores e nem internet para operar, especialmente no Interior do Estado", disse. Ele ainda afirmou que os fornecedores homologados não possuem o produto em estoque, pedem 90 dias para a entrega e não possuem rede técnica para manutenção. Clayton Batista também disse que "o simulador não tem nenhuma comprovação técnica na redução de acidentes e na melhoria do ensino".

De acordo com a Resolução nº 444 do Contran, todas as instituições habilitadas a formar novos motoristas deveriam atuar desde o dia 1º de janeiro com o simulador. Entretanto, nenhuma das 294 empresas do Ceará adquiriu o equipamento. O Detran reconhece a dificuldade das autoescolas em se adaptar, no entanto, garante que, por enquanto, as carteiras continuarão sendo emitidas.

Sem prejuízo

"O Detran-CE não vai prejudicar as pessoas que querem tirar a primeira habilitação", informa o órgão estadual. Segundo a assessoria de Comunicação do Detran, o Denatran gerencia o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que tem autonomia para exigir as aulas no simulador para emitir as carteiras. Como o sistema não foi modificado, os documentos continuam sendo emitidos. O Detran acredita que a adaptação deve durar cerca de seis meses. "Isso foi dito numa reunião do Denatran. São 17 estados que não têm condições de implantar o equipamento como exigido".

O próprio Contran admitiu o problema e emitiu uma nota reforçando que o "uso dos simuladores de direção veicular na formação do condutor é irrevogável", mas estabeleceu que a implantação "deve respeitar critérios de razoabilidade" considerando a realidade dos centros de formação de condutores.

Procurado pela reportagem, o Conselho reforçou que a lei já está em vigor, cabendo às autoescolas o dever de adquirir os equipamentos "o quanto antes".

O Contran afirmou ainda que a fiscalização dos centros de formação cabe aos departamentos de trânsito dos estados e, se for o caso, o Ministério Público poderá ser acionado para fazer com que os governos cumpram uma norma nacional aprovada pelo órgão competente.

GERMANO RIBEIROREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário