segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Anatel recomenda que ligações suspeitas não sejam retornadas

  Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br
Reprodução


A Agência Nacional de Teleco- municações (Anatel) recomenda que os cearenses evitem retornar ligações recebidas de números que começam com os dígitos “065 65 6520”. Conforme matéria publicada na edição impressa desta segunda-feira, 27, indepen- dentemente da operadora, muitos usuários de telefonia móvel no Estado têm recebido chamadas suspeitas, originadas desses números. A agência reguladora informou ao O POVO que ainda não há informações definitivas sobre o assunto. Contudo, é possível que as ligações façam parte de algum novo esquema de golpe. O caso está sendo investigado pelo setor técnico da empresa.

“Recebi uma ligação desse número às 5 horas de hoje, mas não atendi. Rejeitei a ligação porque já tinha visto no Facebook que existe a suspeita de fraude. As pessoas dizem que, caso a ligação seja atendida, corremos o risco de perder créditos ou ter os dados pessoais roubados”, relatou a jornalista Patrícia Montenegro.

A Anatel esclarece, porém, que não há possibilidade de que um aparelho seja clonado ou tenha os dados extraviados durante uma simples ligação recebida. Segundo o Órgão, os golpistas só terão acesso às informações caso estas sejam fornecidas pelo próprio usuário. Por este motivo, recomenda-se que as chamadas não sejam atendidas ou retornadas.
Chamada internacional e créditos consumidos
Apesar de aparentemente as ligações suspeitas serem oriundas do Estado do Mato Grosso, cujo DDD é 65, é possível que as chamadas sejam provenientes de outro País. Isso porque, segundo a Anatel, o código da operadora não costuma ser exibido a cada chamada recebida.

Numa ligação do Mato Grosso para Fortaleza, por exemplo, os números deveriam ser mostrados na tela da seguinte forma: “065 (código de área) + número telefone”. Entretanto, nas chamadas suspeitas, o número 65 aparece duas vezes, como se fosse algum código de operadora. Conforme informou a Anatel, isso ocorre em chamadas internacionais. Neste caso, o número do DDI coincidiria com o DDD de Mato Grosso, somado ao código de alguma operadora de telefonia nacional.

Este seria um dos motivos para a suposta perca de crédito relatada por algumas pessoas que receberam as ligações. Segundo a Anatel, elas teriam retornado as chamadas e acabaram sendo tarifados por ligações de longa distância.

Denúncia
Na maioria dos casos acompanhados pelo O POVO, as pessoas relatam que não conseguiram atender as chamadas, já que as ligações teriam sido abortadas após o primeiro toque. Mas se ainda assim algum usuário se sentir lesado de alguma forma, recomenda-se que o caso seja denunciado à própria Anatel e à Polícia Civil.

Serviço:
Anatel: 1331
Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF):
Endereço: Rua do Rosário, 199 – 1º andar – Centro.
Telefone: (085) 3101-7331

Nenhum comentário:

Postar um comentário