quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Solidariedade em Fortaleza: Dia 24 tem Caravana do Natal e dia 25 tem Natal de Amor

 
Comemorar o Natal com familiares e amigos é a tradição. Mas há grupos de pessoas que vão além e escolhem ampliar a comemoração com amigos ainda não conhecidos nas ruas e hospitais de Fortaleza. Há 32 anos, na noite do dia 24 de dezembro, a Caravana do Natal (foto) leva às ruas do Centro da Capital alimento material para quem necessita e vibrações de amor e paz para toda a cidade. Na tarde do dia 25, integrantes do Natal de Amor, há 15 anos, visitam hospitais públicos levando alegria e presentes para os pacientes. E você pode participar.
“Todas as pessoas que tiverem interesse em participar de uma comemoração de Natal diferente, no qual o homenageado é o Cristo, sintam-se convidadas a participar”, diz o Prof. João Figueiredo, um dos fundadores e coordenador da Caravana do Natal. A concentração começa por volta das 18h, do próximo dia 24, na Praça do Murilo Borges (mais conhecida como Praça do BNB), na rua Pedro I, Centro de Fortaleza.

Cantores e músicos, como Tarcísio Lima, revezam-se no palco da Praça, criando um clima de harmonia, até o momento em que os coordenadores da Caravana organizam os grupos que seguem por diversos roteiros pelas ruas centrais. Cada equipe vai acompanhada por músicos e, em meio aos cantos, vão distribuindo alimentos, roupas, calçados, brinquedos com pessoas em situação de rua. Vigilantes e outros trabalhadores da noite também recebem lanches e mensagens natalinas.
Como conta o João Figueiredo, a Caravana do Natal teve início com um grupo de jovens espíritas que se reuniram há 32 anos para viver a experiência de um Natal diferente. “Naquele ano, à meia-noite, o grupo saiu distribuindo alegria, mensagens natalinas e alguns presentes de Natal....”, relembra. Ano passado, mais de 500 pessoas participaram da Caravana.
Quem desejar, pode adquirir camisetas da Caravana, que este ano tem como tema a proteção ao meio ambiente. “As demais pessoas que não queiram ou não possam adquirir, sugerimos que possam ir de camiseta branca e calça jeans”, explica o coordenador. Ele acrescenta que doações de alimento não perecível, lanches (bolos, biscoitos, sucos, sanduíches), brinquedos, roupas e calçados podem ser entregues na hora da Caravana ou, antecipadamente, no Centro Espírita João, O Evangelista (rua Amadeu Furtado, 78, próximo ao North Shopping), em Fortaleza.
Aristides Barros, da direção do Centro Espírita Irmão Leite e do Teatro de Bonecos Riso de Deus, acompanha sempre a Caravana. Ele observa que a cada ano diminui o número de pessoas em situação de rua. Mesmo assim, a Caravana é mantida porque o seu objetivo não é somente distribuir donativos para os pobres na rua, mas fazer uma vibração pela paz em Fortaleza.
A idéia e reforçada pelo Prof. João Figueiredo: “o foco do nosso trabalho é seu sentido espiritual. Durante aproximadamente uma hora e meia cantamos e emitimos vibrações favoráveis para a cidade de Fortaleza.. Depois disso vem o compartilhamento de mensagens de Natal, em seguida vem a distribuição de mantimentos, brinquedos etc.” Depois da solidariedade na Praça e ruas, ainda dá tempo de comemorar em casa com os familiares e amigos de sempre.
 
Aliviando a dor no Dia de Natal
No dia 25, quando a maioria dos fortalezenses estiver descansando do almoço de Natal, grupos de voluntários começam a chegar, a partir das 14h, na Praça Eudoro Correia, na Avenida Desembargador Moreira, em frente ao Hospital Militar. São os participantes do Natal de Amor, iniciativa criada há 15 anos por amigos de diversas crenças religiosas para visitar pacientes internados em hospitais da rede pública de Fortaleza. Eles levam “calor humano por meio de cânticos natalinos, sorrisos e lembrancinhas”.
Cada grupo conta com um ou dois instrumentistas, além da presença de Papai Noel. A campanha começa em setembro, quando o grupo organizador inicia a coleta de doações de kits de higiene pessoal (sabonete, pasta e escova de dentes, xampu), kits para mães e bebês (fraldas de pano e descartáveis, camisetinhas, absorventes) e brinquedos. No dia 25, o horário de saída para os hospitais é 15h. Para melhor organização dos grupos, os interessados em participar devem chegar uma hora antes e entrar em contato com os coordenadores.  O pedido é que compareçam de blusa vermelha, calça e sapato fechado confortável.
Este ano, nove grupos, que devem contar com aproximadamente 40 pessoas cada, estão programados para visitar 17 hospitais: Hospital Gonzaga Mota de Messejana e  Hospital Waldemar de Alcântara (1); CROA – Centro de Assistência à Criança e Frotinha de Parangaba (2); Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital das Clínicas e Hospital São José (3), Frotinha de Antônio Bezerra e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará) (4), IJF-Centro (5), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Dr. César Cals (6); Hospital Geral de Fortaleza (7); Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (SPAI) e  Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará (8); Frotinha de Messejana e Hospital do Coração (9).
O casal Silvana Feitoza e Yuri Gurgel coordena um dos grupos. Para eles, a experiência é de muita emoção e uma comemoração em dose dupla. Silvana nasceu no dia 25 de dezembro. “Todos os anos participo do Natal de Amor. Presenteando aquele irmão enfermo, estou presenteando a mim mesma!”. Ela diz que é muito gratificante participar. “Os pacientes que nós visitamos no dia de Natal - para levar a alegria de um presente e de uma canção natalina - pensam que nós estamos fazendo algo a mais por eles, mas, na verdade, são eles que fazem algo a mais por nós, nos enchendo de felicidade e do verdadeiro espírito de Natal, que é o de gratidão e respeito ao semelhante”, revela.
Yuri foi levado ao Natal de Amor por um amigo, há cinco anos, por sentir vontade de se engajar em um projeto social. Gostou tanto que há quatro tornou-se coordenador de grupo. Este ano, vai estar à frente da turma visitante do IJF – Centro, o maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza. Com satisfação, ele vê o Natal de Amor crescer a cada ano. “Entra gente, sai gente, e o evento só aumenta”.
Mais informações: João Figueiredo, Coordenador da Caravana do Natal – (fone: 85 3214 5973 / 8623 0735) / Silvana Feitosa e Yuri Gurgel, da Coordenação do Natal de Amor – (fone: 85 9997 3147)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)
Última atualização: 23/12/2011 às 00:40:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário