sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ativistas jogam lixo no plenário

Manifestantes protestavam contra o comportamento dos vereadores diante de denúncias de corrupção
Juazeiro do Norte.
Quatro manifestantes invadiram as galerias da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, no início da tarde de ontem. Com duas sacolas de lixo em cada uma das mãos, os manifestantes gritavam palavras de ordem: “lixo para o lixo”, enquanto rasgavam as sacolas e derramavam seus conteúdos no chão do plenário.

Sacolas foram rasgadas e seus conteúdos foram espalhados pelo chão da Casa. Com o mau cheiro exalado pelo lixo, o presidente interino da Câmara de Juazeiro do Norte foi obrigado a encerrar a sessão foto: NORMANDO SÓRACLES/miseria.com
A ação foi deflagrada momentos após a abertura da sessão, quando alguns vereadores solicitavam da Mesa Diretora a antecipação do anúncio do período de recesso parlamentar, como forma de minimizar as críticas que a Casa vem recebendo, depois que o Legislativo decidiu manter o mandato do ex-presidente da Câmara, Antônio de Lunga (PSC), impedido de exercer a função da vereança por determinação judicial.

Ele, juntamente com o tesoureiro do legislativo, Ronnas Motos (PMDB), também afastado da função por determinação da juíza Ana Raquel Colares dos Santos, é investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-CE) por suspeita de fraudar processos licitatórios para compra exagerada de material de limpeza. O caso ficou conhecido como “escândalo das vassouras”.

Sessão encerrada
Para os manifestantes, o lixo representava a forma como os vereadores vinham se comportando diante de denúncias de corrupção, mau uso do erário público e acordos supostamente firmados para garantir a manutenção do mandato de Antônio de Lunga. Com o mau cheiro exalado pelo lixo, o presidente interino, Darlan Lobo (PMDB), acabou sendo obrigado a encerrar a sessão sem que as discussões das matérias estabelecidas na pauta tivessem acontecido. Parlamentares chegaram a solicitar que o presidente determinasse a prisão dos manifestantes. O parlamentar, no entanto, disse que recebia o gesto como uma manifestação popular e não como um ato de vandalismo.

Após o encerramento da sessão, o vereador Antonio Vieira Neto (PTN), o capitão Vieira, se deslocou à 20ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro do Norte, onde registrou Boletim de Ocorrência (BO) contra os manifestantes. Os vereadores Bertran Rocha, Adauto Araújo, Tarso Magno, Nivaldo Cabral e João Borges também ofereceram denúncia contra o grupo.

Os ativistas acabaram sendo encaminhados a prestar esclarecimentos ao delegado Antônio Timbó, que determinou a instauração de um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Roberto CrispimRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário