terça-feira, 26 de novembro de 2013

Festival aproxima produção cinematográfica e comunidade

De hoje ao dia 1º de dezembro, Canoa Quebrada torna-se espaço de exibições, oficinas e desfiles
A partir de hoje, Aracati e sua praia de Canoa Quebrada recebem mais uma vez o Curta Canoa- Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, voltado para produções de até 30 minutos. Uma das marcas do evento, que já acontece há nove anos, é o investimento em ações que envolvam a comunidade, sobretudo estudantes e amantes da arte cinematográfica.

Cena do curta "O cangaceiro", de Marcos Buccini, que está na programação do Curta Canoa 2013

Além das exibições ao ar livre, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com mostras competitivas e não competitivas, o evento promove ainda cinco oficinas gratuitas: Mídia e Crítica de Cinema, Pôster de Cinema, Elaboração de Projetos. Prestação de Contas e Animação.

"Para selecionar as oficinas, conversamos com a comunidade, com o pessoal daqui que faz cinema. Por exemplo, estamos levando para esta edição um técnico do Ministério da Cultura só para ensinar como elaborar projetos e temos ainda uma oficina só sobre prestação de contas, são temas importantes para quem está buscando financiamento para suas produções", afirma Adriano Lima, idealizador e diretor do festival.
Segundo ele, a escolha por Canoa Quebrada não se deu apenas pelas belezas naturais do lugar, mas também como uma tentativa de difundir o cinema também em comunidades menores da costa litorânea. "Hoje, já acontecem várias ações culturais na região, mas naquela época, há quase dez anos, não era assim", acrescenta. Exemplo da evolução da cena na região, esta nona edição homenageia, entre outros, o próprio cinema de Canoa Quebrada: produções gravadas ali ou criadas por pessoas da comunidade. Também por isso, a abertura do festival acontece com a exibição do único longa da programação: "Pobres Diabos", de Rosemberg Cariry, totalmente gravado em Aracati. Além dele, também será lançado na ocasião o curta "A Vida que Passa", gravado entre Aracati e Canoa. Baseado na música "Tua Boca", de Fagner e Zeca Baleiro, o filme conta com a participação especial dos dois cantores.

Além do cinema local, ao longo da mostra serão homenageados os cineastas Joe Pimentel, cearense, e Marcus Vilar, da Paraíba, dos quais serão exibidos filmes premiados. Já na Mostra Competitiva participam produções de todo o Brasil. Na noite de encerramento, o Troféu Lua Estrela será concedido aos vencedores de 16 categorias, divididas em Filme (Melhor Filme, Atriz, Ator...) e Vídeo (Melhor Vídeo, Trilha Original, Direção de Arte...).

Moda
Em parceria com a Faculdade Católica do Ceará - Marista, o festival apresenta no dia 29 a Mostra Curta Católica, com trabalhos produzidos por alunos da instituição, além do Moda Canoa, com coleções de moda praia criadas por alunos do curso de graduação em Design de Moda. Reforçando a proposta de contato com a comunidade, peças dos lojistas de Canoa Quebrada também estarão no desfile.

"Essa já é uma parceria de quatro anos. Soubemos do fechamento da faculdade, mas, mesmo assim, eles quiseram manter a parceria este ano. É de interesse deles essa oportunidade de expor os trabalhos dos alunos", comenta Lima.

Nas últimas edições, o festival atraiu cerca de 1.500 pessoas, 600 apenas durante o fim de semana. "É difícil ter um número exato. É mais fácil nas oficinas, nas quais sempre beneficiamos cerca de 200 alunos. Mas nas exibições creio que fique em torno dos 1.500 até 2 mil pessoas", ressalta o diretor.

Mais informações:

Curta Canoa 2013 - De 26 de novembro a 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. A abertura acontece amanhã, dia 27, às 19h. Contatos: (85)8641.4400 e 9635.3880. Site: www.curtacanoa.com.br.

MAYARA DE ARAÚJOREPÓRTER

Saiba Mais
Hoje, dia 26

Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

19h - Cine Jornal

19h30 - Mostra Latino-Americana

20h - Mostra Competitiva

Amanhã, Dia 27 
9h - Mostra Infantil no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes

9h às 12h - Oficina de "Animação", ministrada por André Dias e Joaquim Eufrazino, no Auditório do SEBRAE

14h às 17h - Oficina de "Mídia e Crítica de Cinema", ministrada por Rodrigo César no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ)

Programação no Polo de Lazer de Canoa Quebrada:

19h - Cerimônia de Abertura no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

19h - Cine Jornal

19h30 - Homenagem ao Grupo de Teatro Carruagem

20h - Lançamento do Filme "Os Pobres Diabos", de Rosemberg Cariry

21h - Mostra Competitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário