quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ceará tem 3 municípios em situação de risco da dengue


O Ceará possui três municípios em situação de risco da dengue. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (19), pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, os municípios de Baturité, Canindé e Tauá apresentam mais de 4% dos domicílios com larvas do mosquito. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa).
Segundo levantamento Baturité, Canindé e Tauá estão em situação de risco. FOTO: ALEX COSTA

Ao todo, foram analisadas 19 cidades no Ceará. Em 11 delas, os mosquitos foram encontrados em 1% a 3,9% dos imóveis, caracterizando situação de alerta. Além da Capital, as cidades que estão em alerta são: Acaraú, Cascavel, Crateús, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Parambu e Tianguá.Os números ainda apontam que 5 municípios cearenses estão em nível satisfatório, pois possuem menos de 1% dos imóveis com presença do mosquito Aedes aegypti. São eles: Aquiraz, Crato, Eusébio, Maracanaú, Morada Nova.

A pesquisa foi realizada entre 1º outubro e 8 de novembro deste ano e avaliou 1.315 cidades em todo o Brasil. O objetivo do estudo é identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

Verba será repassada para os municípios

O Ministério da Saúde está dobrando o volume de recursos adicionais que serão repassados a todos os estados e municípios brasileiros. O Ceará receberá mais de R$ 17 millhões  para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Números de casos no Ceará

O Ministério da Saúde divulgou também o balanço dos casos da doença em 2013.No Ceará, foram registrados 32.039 notificações, 159 casos graves e 54 óbitos. A nível nacional, 1.476.917 notificações foram registradas, 6.566 casos graves e 573 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário