quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Limoeiro terá serviços do Samu

O município sediará a base regional da nova equipe, que contará com 22 ambulâncias para oferta do atendimento
Limoeiro do Norte. Cerca de 100 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de motoristas de ambulância, participaram de um treinamento realizado neste município para qualificá-los a atuarem junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os profissionais de saúde do município se preparam para atuar no Samu. Receberam treinamento em primeiros socorros e nos demais procedimentos de urgência a serem prestados aos pacientes. Foto: George Lima

Este município sediará a base regional do serviço, que atenderá todo o Vale do Jaguaribe. No total, serão 22 ambulâncias que estarão disponíveis ao atendimento da população. De acordo com o prefeito Paulo Duarte, a implantação do Samu na região é um avanço para melhorar a saúde dos Jaguaribanos.

"Ficamos felizes por Limoeiro ter conquistado a sede regional, mas todo o Vale do Jaguaribe ganha com isso. O acordo já foi acertado junto à Secretaria de Saúde do Governo e agora só faltam alguns trâmites burocráticos para o início do serviço", explica o gestor municipal.
O Samu atenderá todo o Baixo e Médio Jaguaribe. Limoeiro do Norte será a base, onde haverá a troca de turno dos profissionais, recepção de medicamentos e todos os serviços de apoio. Há cerca de três meses o prédio para o funcionamento do ponto de apoio para as 22 ambulâncias já foi alugado pela prefeitura do município e esta localizado em um local estratégico, na Avenida Dom Aureliano Matos.

Estrutura

O local conta com uma infraestrutura adequada para receber os equipamentos móveis. Segundo o Prefeito da cidade , a estimativa é que até meados de novembro deste ano a população possa contar com mais esse serviço.

"Todas as ambulâncias já estão prontas. O prédio já está à disposição, agora só falta a seleção destes profissionais que atuarão na região. Segundo informações a prova esta prevista para o próximo dia 6 de outubro", acrescenta o gestor municipal.

O curso esta acontecendo em vários municípios e é aberto para os profissionais da saúde. Além de Limoeiro do Norte, a cidade de Russas também receberá a capacitação. Para a secretária adjunta da Secretaria de Saúde deste município, Karine Leitão, as aulas são uma capacitação a mais para quem atua na área da saúde.

"Os profissionais de saúde estão sendo treinados. Não serão somente aqueles que atuarão no Samu, mas aqueles que trabalham com urgência e emergência, e que tiverem a oportunidade de fazer", ressalta.

As aulas práticas e teóricas, totalizando 16 horas, visam o direcionamento sobre o papel e atuação do Samu, para que o aluno possa estar fazendo um treinamento e uma preparação mais direcionada.

"São ofertadas bibliografias, diretrizes em que o Samu se espelha, o que direciona as atividades, enfim, tudo o que é necessário para atuação no trabalho", explica Leitão.

A sede regional no município de Limoeiro do Norte integrará o Polo I, que abrange Caucaia até a região Jaguaribana.

Beneficiados

Além desta cidade, que será a sede regional, os municípios de Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Jaguaribe, Ererê e Russas, receberão ambulâncias básicas, segundo informou a titular da Secretaria de Saúde do Município.

Para Leitão, o serviço contribuirá para diminuição de óbitos em transporte de pacientes em estado grave para capital cearense. "O Ceará não tinha um suporte avançado, uma ambulância que desse para transportar um pacientes graves dos municípios para Fortaleza. Isso era feito em ambulâncias comuns, o que aumenta o risco de morte dos pacientes neste transporte".

Segundo Leitão, serão necessários, no mínimo, sete enfermeiros, sete médios, cinco técnicos de enfermagem, e cinco condutores de ambulância para o trabalho na região. O número de profissionais poderá ser aumentado, segundo Karine.

O município de Limoeiro do Norte aguarda agora o lançamento do edital para seleção dos profissionais que atuarão na região. Com o novo serviço, a população ficará melhor atendida no que se refere à prestação de socorro de urgência, pela saúde pública do município.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Endereço: Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121, Centro
Telefone: (88) 3423.1165

ELLEN FREITASCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário