segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Agência dos EUA espionou Dilma

Brasília. Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O jornalista britânico Glenn Greenwald foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com dados da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo. Glenn afirmou que teve acesso ao material na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. "Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original".

De acordo com Snowden, que está asilado em Moscou, os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Segundo ele, também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.

O documento revelado por Snowden não deixa claro se a espionagem à governante do Brasil foi feita apenas por meio de programas de computador ou se houve o emprego de espiões nas embaixadas dos Estados Unidos no Brasil.

A apresentação secreta de junho de 2012 chamada de "Filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil" mostra um projeto de monitoramento de telefonemas, e-mails e redes sociais do presidente mexicano, Enrique Peña Neto, e de Dilma Rousseff.

Brasil x México

Um relatório fornecido a Greenwald por Snowden mostra mensagens de texto de Peña Nieto interceptadas com sucesso, em que, recém eleito, ele revelava o nome de seus possíveis ministros, que só assumiriam seis meses depois. O texto também apresenta os detalhes da operação em torno de Dilma, supostamente para traçar o perfil de comunicação do governo brasileiro, e declara ter obtido êxito, mas sem mostrar o conteúdo interceptado pela Agência de Segurança Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário