terça-feira, 6 de agosto de 2013

CDL Jovem é lançada na cidade de Russas

O intuito da iniciativa é fomentar e implantar ações inovadoras que possam integrar-se ao comércio do município
Russas. O movimento lojista deste município vive uma nova fase com a recém criada Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem). Idealizado pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Russas, presidida pelo empresário Francisco Martins Dantas, o movimento visa agregar e organizar jovens empresários para atuação no mercado, além de ações que motivem e estimulem o crescimento do setor. O intuito é fomentar e implantar ações inovadoras no comércio da cidade.

Com a nova entidade os jovens empresários locais poderão discutir e realizar trabalhos voltados para a capacitação ou para ações sociais que mobilizem o setor lojista
A entidade foi criada no último dia 22 de julho em reunião na sede da CDL deste município, onde teve a presença de cinco diretores da CDL Jovem de Fortaleza. O presidente da entidade na Capital e coordenador das CDL´s Jovens no Ceará, Pablo Guterres; do presidente da CDL de Russas e contando ainda com a participação de 35 jovens empresários da cidade, Guterres empossou a nova diretoria e elogiou a iniciativa do grupo.
Expansão
"Há três anos estamos trabalhando na interiorização da CDL Jovem e há um ano nasceu a primeira em Juazeiro do Norte e depois a do Crato. Russas é a terceira a ser criada no Interior e a quarta no estado do Ceará, nosso objetivo até o final da nossa gestão, em 2014, é criar seis CDL´s Jovem. Algumas cidades como Tauá e Iguatu já estão com as sementes plantadas e esperamos ter êxito nesse trabalho", projeta Pablo.

Para o presidente da CDL Jovem Fortaleza, a entidade assume uma importante missão, além da qualificação de jovens empresários. "É muito menos operacional nosso trabalho. A gente oferece as ferramentas para que esses empresários se capacitem, onde somos o elo que vai levá-los a uma meta, mas o grande trabalho da CDL Jovem é o de motivar, integrar e mostrar quais são os caminhos para que esse movimento se fortaleça, instigando para que eles se organizem e lutem por melhorias no setor", explica.

Para o presidente da CDL do município, Rodolfo Frota, haverá um aquecimento no comércio. Ele acredita que a criação desta nova entidade irá contribuir para dar um novo gás ao comércio da cidade de Russas FOTO: ELLEN FREITAS

A CDL Jovem de Fortaleza atua há 12 anos e há quatro integra a Coordenação Nacional. A entidade vem ganhando destaque por sua atuação e é referência no País.

Dinâmica nova

Para o presidente da CDL Jovem de Russas, Rodolfo Frota, a criação desta nova entidade irá contribuir para dar um novo gás ao comércio da cidade.

"A CDL Russas é uma instituição muito forte e eu tenho muita vontade de participar. A criação da CDL Jovem foi um meio que eu vi de iniciar minha vida dentro do movimento cedelista e o mais importante formado por jovens empresários, podendo torná-los empreendedores melhores para atuação no mercado", afirma o presidente.

Rodolfo Frota ressalta que o perfil dos jovens empresários de Russas demonstra o grande potencial do comércio local. Ele comenta que, em sua totalidade, os empreendedores são mais atuantes, criativos e inovadores, e que novos projetos vão trazer benefícios positivos para o comércio local.

Empolgação

A CDL Jovem de Russas contará com o apoio da CDL local que poderá compartilhar seu espaço físico e ainda contar com apoio financeiro. Para o presidente Francisco Martins Dantas, isso motivará o novo movimento a realizar grandes trabalhos.

"É perceptível ver a empolgação desses jovens empresários, a vontade que eles possuem de inovar, de contribuir para o crescimento do setor na cidade. Há vários anos que eu vinha pensando nessa possibilidade de formarmos uma CDL Jovem aqui na cidade de Russas e diante do interesse de alguns jovens, isso se tornou mais forte. Trabalhamos dois meses, fazendo reuniões, e agora podemos comemorar a efetivação do projeto", exalta Dantas.

Atualmente, existem mais de 80 CDL´s Jovens no Brasil e esse movimento vem crescendo nos últimos anos. A entidade é composta por jovens empresários, filhos de empresários ou sucessores de empresários, que querem dar uma continuação ao trabalho da sua família no comércio.

Dantas ressalta ainda que a CDL tende a ganhar, daqui a alguns anos, novos diretores ou presidentes que atuarão nesse movimento. "O papel de um líder é criar líderes e estou tentando despertar nos comerciantes para esse movimento novo, onde daqui a dez anos eles vão estar mais fortalecidos para dar continuidade ao movimento lojista em Russas. Esse é o caminho", ressalta.

Qualificação

Com a nova entidade os jovens empresários locais poderão discutir e realizar trabalhos voltados para a capacitação ou para ações sociais que mobilizem o setor lojista. O intuito é estimular o empreendedorismo e a participação social dos comerciantes na cidade e contribuir para o desenvolvimento do comércio da Região.

Já o novo presidente da CDL Jovem de Russas destacou que ainda serão realizadas várias reuniões para formatar a diretoria e nomear os que participarão diretamente da entidade. Os demais interessados que desejam se associar à CDL Jovem, deverão procurar mais informações na CDL de Russas.

Mais informações
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Russas
Rua Padre Raul Vieira, 300, Centro Telefone: (88) 3411-0552

Nenhum comentário:

Postar um comentário