O Ceará será beneficiado diretamente com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) no Brasil, entre os dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. Isso porque cerca de dois mil jovens estrangeiros virão para atividades preparatórias em Fortaleza. A Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) informa, também, que uma exposição interativa na cidade sede do JMJ mostrará os destinos de turismo religioso no Ceará.
Destinos como Canindé, Barbalha, Juazeiro do Norte, Quixadá e São Benedito serão expostos em estande interativo de 100 m², dotado de painéis informativos com a tecnologia touch screen. O espaço vai ser montado a partir de uma parceria entre a Setur e o Ministério do Turismo (MTur).
Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo especializadas.
Caminho de Assis
Também será contemplado o Caminho de Assis, um projeto idealizado pela Setur que visa dar apoio aos romeiros que percorrem 136,46 quilômetros em direção à Basílica de São Francisco de Assis, em Canindé, durante as festividades em homenagem ao santo.
O roteiro foi idealizado com o objetivo de dar aos peregrinos uma boa acolhida e segurança. As estações são dotadas de dormitório, refeitório, banheiros e cozinha, entre outros equipamentos. As cinco estações do roteiro – Lagoa Grande, Massapê, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga e Caridade – são espaços que representam, simbolicamente, a vida do Santo e propícios ao recolhimento espiritual. Possuem áreas para reflexão, materializando cada passagem.
Evento em Fortaleza
Cerca de dois mil jovens católicos de outros países participam da Semana da Juventude, em Fortaleza, com uma série de ações preparatórias para a JMJ. Entre elas, atividades paroquiais e de vivência da realidade local, além de visitas a pontos turísticos da capital.
Nos dias 16 e 19, todos vão se reunir no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), para missas e louvores, com participação do bispo Dom José Antônio. A maioria dos visitantes é oriunda de Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e China.
Com informações da Setur
Nenhum comentário:
Postar um comentário