quinta-feira, 18 de julho de 2013

Relembre o volante Ivanildo, tricampeão pelo Ceará na década de 90

Ivanildo, à direita de Sérgio Alves, participou de uma geração vitoriosa do Ceará
O volante Ivanildo ficou conhecido entre 1990 e 1994 por atuar em uma geração vitoriosa do Ceará Sporting Club. Canhoto e de forte marcação, saiu da seleção do município de Russas para atuar no time juvenil do Vovô. Para chegar ao time profissional, foi um salto. Mesmo no pouco tempo vestindo a camisa alvinegro, se sagrou tricampeão Estadual.

Em entrevista ao Jangadeiro Esporte Clube, ele fala sobre o carinho que tem pelo alvinegro: “Nos quatro anos que tive no Ceará eu deixei a minha marca, fiz a minha História. Hoje sou conhecido porque o trabalho que fiz no clube foi de suma importância para mim, para meus familiares, para as pessoas que gostam de mim”.
Ele também esteve na equipe que se sagrou vice-campeão da Copa do Brasil de 1994, ao lado de nomes como o goleiro Chico, o lateral direito Jaime, o zagueiro Airton “Tanque de Guerra” e o atacante Sérgio Alves. Na ocasião, após um empate sem gols em casa, o Vovô foi derrotado na final por 1 a 0 para o Grêmio no Rio Grande do Sul. O resultado foi polêmico por causa de um pênalti não marcado pelo árbitro Oscar Roberto de Godoy no final em cima de Sérgio Alves.
Depois do Ceará, o volante rodou pelo interior paulista. Atuou na Matonense, XV de Piracicaba, Guarani, entre outros. E ele passou por uma fase difícil: durante três anos investiu grande parte do que ganhava em um negócio para garantir o futuro, mas depois descobriu que a empresa era fantasma e perdeu tudo. Hoje, aos 42 anos, ele mora em Fortaleza, trabalha como vigilante de uma empresa particular, e ainda lamenta o ocorrido.
“Esse tempo fiquei muito triste, principalmente na parte financeira. Hoje posso dizer que não tenho nada na vida, mas tenho saúde, estou trabalhando como vigilante, estou ganhando o meu dinheiro. Mas lembrando disso, fico triste, pois foi um investimento que procurei fazer para o meu futuro, mas infelizmente não deu certo”, desabafa o ex-jogador.
Ivanildo teve que mostrar habilidade pra recomeçar. Além do problema financeiro, passou um ano longe dos gramados por causa de uma cirurgia no joelho. Em 2001, voltou ao futebol, em equipes mais modestas. Encerrou a carreira em 2006, no Sousa-PB. O futebol hoje faz parte do passado, mas a lembrança de muitos torcedores permanece viva.
Ficha técnica
Nome: José Ivanildo Costa
Naturalidade: Russas (CE)
Data de nascimento: 17/08/1970
Altura: 1,65m
Clubes: Ceará, Matonense, XV de Piracicaba, Guarani, São Caetano, Rio Branco de Americana/SP, Botafogo de Ribeirão Preto, Sousa-PB, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário