quarta-feira, 31 de julho de 2013

Insegurança provoca protestos


Sobral. Comerciantes do Centro da cidade preparam mobilização devido ao alto índice de assaltos. O mês de julho tem sido o mais violento do ano. Só na rede de postos de Combustível São Domingos foram quatro assaltos nesse mês. Marcada para o dia dez de agosto, a manifestação consiste em colocar uma faixa preta na fachada dos comércios e casas simbolizando o luto pela segurança.

Policiais fazem rondas em busca de armas nas regiões centrais comerciais, que mais sofrem com os constantes assaltos no município FOTO: JESSYCA RODRIGUES

A mobilização começou pelas redes sociais. Encabeçada pelo veterinário e empresário Ildefonso Cavalcante, a adesão foi rápida. Ele é proprietário do Pet Shop e Clínica Veterinária Bichinhos de Estimação, que foi arrombada dia 22. Conta que esse foi o primeiro arrombamento, mas o local já havia sido assaltado três vezes. Na mesma noite do arrombamento, a loja Skyler, que fica ao lado, também foi alvo da ação dos bandidos. O empresário afirma que a sensação é de completa insegurança.

"Na noite de segunda, um ´elemento´ rondou a clínica cinco vezes. Devido às experiências anteriores, fechei às pressas e corri para casa. Não dá mais. Você não pode sair, não pode trabalhar com medo do que vai acontecer", desabafa. Para completar a sensação, Ildefonso acrescenta que o policiamento pelas ruas do centro é escasso e o tempo de atendimento quando o serviço é acionado demora meia hora para iniciar. "Depois das 19h, falta policiamento tanto no centro empresarial como Mercado Central. Quando ocorre uma situação que exige a policia, eles demoram entre 30 a 40miutos para responder". Junto com outros comerciantes e empresários, ele será um dos que vai deixar a faixa preta por sete dias em sua fachada.

Campanha

A adesão da campanha tem sido tanta que comerciantes de outros municípios têm entrado em contato para pegar mais informações. "Tive contato com empresários em Fortaleza que desejam levar essa ação para lá também". Já na rede de postos São Domingos, do empresário Elielton Lima, que também é representante do Sindipostos, foram quatro assaltos em menos de um mês. Ele conta que normalmente os assaltantes chegam de moto e rendem um frentista ou uma funcionária da loja de conveniência e levam tudo. Mas a ousadia aumentou. Na semana passada, o posto que fica em frente ao North Shopping Sobral foi assaltado por quatro homens de bicicleta. A insegurança está presente também na sua vida privada. Elielson explica que já está com receio até de sair de casa.

"Semana passada chegaram dois homens num restaurante, sentaram-se à mesa e anunciaram um assalto, levando tudo dos clientes. Minha família já foi alvo de assaltos menores, em que levaram itens como relógio e celulares", conta. Apenas com os cinco postos de combustível, ele gasta mensalmente entre 20 e 30 mil reais em segurança privada. "É um custo muito alto para quem paga tantos impostos", afirma o empresário.

De acordo com o Secretário de Cidadania e Segurança de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, infelizmente julho foi o mês mais violento do ano na cidade. Em menos de dez dias foram registrados quatro homicídios. Para conter essa onda, ocorreram reuniões do prefeito Veveu Arruda com o Comandante da Polícia Militar do Estado, Werisleik Matias e o Delegado Geral da Polícia Civil, Carlos Dantas.

Apoio

Pedro Aurélio afirma que medidas já foram tomadas, e equipes do RAIO e COTAR estão na cidade fiscalizando e dando apoio ao policiamento já existente. Esse reforço atua nas áreas com maiores índices de violência. "Com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, fizemos o mapa dessas áreas mais propensas", explicou.

De acordo com o secretário, as drogas, principalmente o crack, estão por tras de aproximadamente 90% desses casos. Nesse sentido, ele destaca que a Polícia Civil tem intensificado as investigações. "Há ligações diretas ou indiretas de drogas em quase todos os casos".

Além dessas ações, foram instaladas 11 novas câmeras de seguranças em locais como o Mercado Central, a Casa da Cultura, Rodoviária, Igreja do Rosário e Boulevard do Arco. As novas câmeras digitais são equipadas com lentes de longo alcance, permitindo acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja até 1,5km, e giram 360º. O investimento total é de mais de R$ 600 mil em recursos próprios do município de Sobral.

Somente neste ano, foram gastos no incremento da segurança pública uma média de R$ 1,5 milhão, o que inclui a compra de armas de choque ´spark´ para a Guarda Municipal.

Mais Informações

Prefeitura Municipal de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro de Sobral
Telefone: (88) 3677-1100

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário