sexta-feira, 12 de julho de 2013

Estoque de sangue no Hemoce atinge nível mais baixo do ano


Hemoce tem apenas 271 bolsas disponíveis. O ideal seria pelo menos 537 delas diariamente

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) esteve, ontem, no nível mais baixo do ano. Estão disponíveis 271 bolsas de sangue, quando o número ideal é de 537, diariamente. Dessa forma, o órgão está precisando de doações de todos os tipos de sangue para a recomposição e estabilização dos estoques.

Segundo a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, desde a semana passada, o estoque de bolsas vem sendo considerado baixo. Porém, nesta semana, os números não subiram, algo que gerou preocupação. "Neste período de férias, sempre esperamos essa baixa, mas, neste ano, a diminuição foi maior do que em outras épocas", explicou.

Entre as possíveis causas do problema, Luciana destacou as férias, o período chuvoso que aumenta o número de doenças e também os feriados que aconteceram durante os jogos da Copa das Confederações.

Mesmo com a queda no número de doações, a diretora-geral do Hemoce destacou que ainda não houve problemas no atendimento a cirurgias. "Se não houver uma mudança rápida, teremos que fazer alguma coisa".

Para doar sangue, é necessário estar saudável e também bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento de pelo menos um de seus responsáveis legais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário