quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mobilização contra drogas chega a Crateús e Iguatu

Ação tem por finalidade inibir o tráfico de drogas, especialmente o crack, que avança no interior do Estado
Crateús. Este município recebeu, ontem, a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, evento realizado pelo Governo do Estado, através da assessoria especial implantada no fim do ano passado para tratar da problemática das drogas, especialmente do crack, cujo consumo se alastra nos municípios cearenses e em todo o País.

Socorro França chamou a atenção para necessidade de tratar o dependente FOTO: SILVÃNIA CLAUDINO
A assessora especial, Socorro França, ex-procuradora geral do Estado, coordenou os trabalhos e anunciou que realizará ações concretas contra as drogas na região do Sertão dos Inhamuns.

"A droga está universalizada e o dependente químico tem que ser tratado. Os municípios maiores serão equipados para tratar a questão. Temos que fazer projetos para utilizar os recursos que foram disponibilizados pelo Governo Federal, R$ 4 bilhões de recursos para este ano e 2014", informou Socorro França.
Prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades religiosas, escolas, integrantes de Conselhos Tutelares, juízes de Direito, promotores, defensores públicos, delegados e instituições que desenvolvem ações de apoio aos usuários de drogas em Crateús e região participaram do encontro.

Adesão
Os gestores aderiram ao compromisso de conter o avanço da droga em seus municípios. O termo é baseado nos eixos prevenção, cuidado e reinserção social.

A assessoria especial realizará uma série de 22 de encontros em cidades sedes de Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres) para discutir ações de combate e prevenção ao uso de entorpecentes.

Crato, Juazeiro do Norte e Tauá já receberam a Jornada, que estima agregar em torno do tema cerca de 4.500 técnicos e profissionais. Os debates nas cidades polos do Ceará vão subsidiar os planos de iniciativa do governo estadual e oferecer diretrizes para que os municípios implantem o programa do Governo Federal "Crack, é possível vencer". Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o País, revelando que o crack está em 98% das cidades brasileiras, ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural.

Centro-Sul
Enquanto isso, depois de percorrer sete municípios do Ceará, integrantes do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará realizaram, ontem, em Iguatu, na região Centro-Sul, mais um encontro com promotores de Justiça, prefeitos e secretários municipais.

O objetivo do encontro é cobrar das autoridades locais a implantação de políticas públicas de prevenção e atendimento aos dependentes químicos. "No primeiro momento estamos debatendo a questão, sensibilizando os gestores para a implantação de ações concretas", disse o procurador geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado. "Depois, vamos fiscalizar se realmente houve adoção de políticas públicas". Machado considera preocupante e grave o avanço das drogas. "É um fenômeno que ocorre em todo o País, que já chegou às cidades do Interior e avança na zona rural".

Para o procurador geral de Justiça, o tráfico de drogas conseguiu avançar sobre os poderes constituídos. Ricardo Machado citou dois exemplos na eleição passada, quando dois candidatos a prefeito no Ceará e um postulante à Câmara Municipal, acusados de serem traficantes, tentaram chegar ao poder. "Isso é preocupante e mostra a força que eles têm", frisou. "Atrás das drogas, há vários delitos que são praticados", afirmou.

A vice-procuradora geral de Justiça e presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas, Eliani Nobre, mostrou a importância de implantação de um trabalho intersetorial e interdisciplinar para as ações de prevenção ao consumo de drogas. "A situação é preocupante, atinge os jovens e o núcleo familiar".

Parceria
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, anunciou que, nos próximos dias, irá inaugurar uma unidade de atendimento aos dependentes químicos e considerou importante a parceria com o Ministério Público.

Durante o evento, houve cinco painéis e debates sobre a temática e formação de grupos de trabalho sobre prevenção, tratamento, segurança pública e reinserção social.

O promotor de Justiça, Leidomar Nunes Pereira, disse que o quadro de avanço de drogas no Interior é preocupante. "Há pais que são reféns dos filhos viciados e temem até morrer", contou. "Muitos pedem apoio ao Ministério Público, chorando, sem ter como reagir, pedem que a Promotoria prenda o filho".


Usuários98% das cidades brasileiras registram usuários do crack. A droga já ocupa o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural, segundo pesquisa da CNM.


Mais informaçõesMinistério Público do Ceará
Procuradoria Geral de Justiça
Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas, (85) 3452.3736
http://www.mp.ce.gov.br/


SILVANIA CLAUDINO/HONÓRIO BARBOSAREPÓRTERES

Nenhum comentário:

Postar um comentário