sábado, 27 de abril de 2013

UVC elege presidente e renova toda a diretoria

O resultado da eleição não correspondeu às expectativas da disputa judicial antes travada pelos candidatos
Com 414 votos, o ex-presidente da Câmara Municipal de Tauá, vereador Audic Mota (PMDB), foi empossado presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). A eleição ocorreu durante toda a manhã e tarde de ontem, no Hotel Amuarama, em Fortaleza. O peemedebista assume o cargo no lugar do ex-vereador Deuzinho Filho (PMN) e deve ficar na presidência pelos próximos dois anos. Em segundo lugar, com 273 votos, ficou o vereador Marduque Duarte (PSDB), seguido pelo vereador Teodomiro Neto (PSB), que obteve 117 votos.

A eleição para a União dos Vereadores do Ceará (UVC) aconteceu, ontem, em Fortaleza, depois de algumas disputas judiciais e troca de acusações entre candidatos que geraram tumulto pela tensão entre os candidatos FOTO: KLEBER ALVES GONÇALVES

A eleição aconteceu, ontem, depois de algumas disputas judiciais e troca de acusações entre candidatos. Até na manhã de ontem, antes do início do processo de votação chegou haver tumulto em razão da tensão entre os postulantes à presidência daquela instituição.
A eleição para presidente da UVC estava marcada, inicialmente, para ocorrer no último dia 22 de março, com quatro chapas concorrendo ao cargo. Entretanto, o candidato Audic Mota entrou com pedido de liminar, na 24ª Vara Civil de Fortaleza, pedindo a correção do edital. Ele alegou irregularidades no regulamento inicial, entre elas a proibição de vereadores de 1º mandato de votar e de serem votados e o não fornecimento da relação das câmaras municipais que iam participar do pleito. O pedido foi atendido pela juíza Adeyde Pimentel e o pleito adiado.

Em reunião com todos os candidatos, foi, então, estabelecido um novo calendário de votações, que marcou o pleito para ontem. Nesse encontro, o atual 3º secretário da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PTN), retirou sua candidatura à presidente, alegando desorganização do pleito. A votação estava marcada para ocorrer no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), mas, na semana passada, o local foi alterado para o Hotel Amuarama, em razão de eventos da programação da Semana do Contabilista.

Cautelar
A mudança foi alvo de reclamação de um dos interessados na disputa, Teodomiro Neto, que disse ter entrado com medida cautelar na 10ª Vara Civil, pedindo que o local de votação inicial fosse mantido. "Como não foi possível, nós acabamos acatando a mudança", explicou o vereador do PSB.

Apesar de alguns impasses como esse, a eleição de ontem foi considerada tranquila pelos candidatos e pela assessoria jurídica da UVC. Na abertura do pleito, apenas uma porta de vidro que dava acesso ao local de votação foi quebrada, devido ao empurra-empurra ocasionado pela grande quantidade de pessoas presentes.

A votação ocorreu por meio de cédulas manuais e de três urnas eletrônicas. As primeiras totalizaram 73 votos e foram utilizadas por vereadores de seis câmaras municipais (Russas, Forquilha, Icó, Quixeramobim, Boa Viagem e Assaré) que aderiam ao pleito de última hora. Os outros equipamentos foram utilizados por outros 817 vereadores de casas legislativas municipais já filiadas à UVC. Foram contabilizados ainda 20 votos nulos. Essa foi a primeira vez que a entidade realizou eleição, tendo em vista que, em outros anos, era apenas chapa única.

Valorização
Já empossado, Audic Mota agradeceu a todos os parlamentares e apoiadores presentes e elogiou a lisura com que a eleição ocorreu. Na avaliação dele, o processo permitiu a interação entre parlamentares e câmaras de diferentes municípios do Ceará.

Em seu discurso, o peemedebista, que foi presidente da Câmara Municipal de Tauá em 2012, defendeu ainda uma maior valorização dos vereadores. "Meu compromisso com a classe está renovado", disse. Os outros dois candidatos também reconheceram a lisura e ofereceram apoio a Audic durante os dois anos da gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário