terça-feira, 23 de abril de 2013

Mais uma!


Equipe caçula do NBB pode escrever, hoje, definitivamente o seu nome na história do torneio

Alberto Bial e seus atletas têm a chance de elevar o basquete do Estado
Foto: Viviane pinheiro

Esta terça-feira, 23 de abril, pode se tornar histórica para o Ceará e para o time Sky/Basquete Cearense, que representa o nosso Estado na disputa dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Se o time comandado pelo técnico Alberto Bial conseguir a terceira vitória consecutiva, hoje, sobre a equipe do Paulistano/Unimed, em jogo marcado para as 19h, no Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, a casa do rival, carimbará o passaporte para as quartas de final da competição nacional.

Após três confrontos pela fase dos playoffs, o Sky está em vantagem (2 a 1).

A disputa dos playoffs do NBB entre cearenses e paulistas foi aberta com triunfo do Paulistano, que jogando em casa venceu por 95 a 74 (16/04). Com melhor performance que o rival na 1ª fase, o Basquete Cearense jogou as duas partidas seguintes em casa, e aproveitou essa vantagem. Na sexta, 19, empatou a série ao vencer por 79 a 66. E no sábado, 20, voltou a ganhar, agora por 87 a 71 e virou a série a seu favor. Um novo triunfo, logo mais, garante ao time da Capital a histórica classificação à próxima fase do NBB 2012/2013. Se conseguir êxito na missão de hoje, será a primeira vez que uma equipe estreante chega à esta etapa do torneio.Vencer ou vencer

Já ao Paulistano, nesta terça, somente um resultado positivo interessa, para forçar a realização da quinta partida, que definirá o time que seguirá na competição. Mesmo se for superado hoje, o representante cearense no NBB ainda terá o privilégio de decidir em casa, com o calor da sua torcida, o seu futuro no certame.

Surpresa

Com menos de um ano de vida, o time de Alberto Bial já conquistou espaço dentro do esporte. E se sair vitorioso nesta terça-feira, no Ginásio Antônio Prado Júnior, a equipe de Fortaleza solidificará o seu nome no NBB.

"Só falta uma (vitória), mas em playoff não adianta só faltar uma. Nós temos que ganhar três. A experiência nos mostra isso, e todos os jogadores sabem das dificuldades em fechar uma série assim. A gente tem de estar com foco e concentração para podermos vencer mais uma partida", afirmou o ala Rogério, um dos destaques da última partida.

Já o pivô Drudi manteve o comedimento: "vamos para São Paulo sabendo das dificuldades que enfrentaremos contra o Paulistano. Não ganhamos nada ainda, falta um jogo. Será difícil e temos que estar focados para tentar conseguir a vitória".

Importância

Na opinião do pivô Felipe Ribeiro, ter o mando de quadra será decisivo nesta equilibrada série.

"O fator casa faz muita diferença nos playoffs. É confronto para ser decidido na quinta partida", reforçou o camisa 33 do Basquete Cearense.

Recuperado de uma bronquite, o armador Matheus deverá enfrentar o Paulistano.

Fla ou Brasília nas quartas

O Basquete Cearense, se vencer o Paulistano hoje, terá pela frente o Brasília ou Flamengo nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). O time cearense depende do resultado de outra série para saber seu possível adversário na fase seguinte.

Se o Limeira vencer o Pinheiros amanhã, às 20h, o Basquete Cearense terá o Brasília pela frente. O Limeira está vencendo a série por 2 a 1. Se o Pinheiros conseguir virar, o time de Alberto Bial terá de enfrentar o Flamengo. O Limeira se classificou na primeira fase em 11º e, dessa forma, se passar, encara o melhor time da primeira fase, no caso, a equipe rubro-negra.

Confronto definido

O Franca foi o primeiro time classificado para às quartas de final, além dos quatro primeiros colocados da primeira fase.

Como a equipe foi o time de melhor classificação das oitavas de final, encara o Bauru, quarto colocado na primeira fase.

Já o São José, que se classificou em sétimo na fase inicial, também já garantiu sua vaga. Seu adversário deve ser o Uberlândia ou o Brasília, caso o Pinheiros avance.

Moacir Félix
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário