quarta-feira, 27 de março de 2013

Região Metropolitana fica sem água amanhã



Cagece executará serviços em tubulações da Capital e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião

A partir das 00h de amanhã até as 20h do mesmo dia, os municípios de Fortaleza, Eusébio, Maracanaú e parte de Caucaia ficarão sem água. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, ontem, a suspensão temporária do abastecimento em virtude da execução de serviços para a melhoria do sistema. A suspensão do fornecimento de água atingirá mais de 4 milhões de usuários nas quatro localidades.










































Ao todo, serão executados quatro injetamentos em tubulações e alguns serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião. Os injetamentos serão realizados em tubulações de grande porte, visando beneficiar a população com o reforço do abastecimento de água na Capital. Na ETA Gavião, será substituída uma válvula de retenção, o registro de recalque de uma bomba, entre outros reparos.
Os injetamentos serão realizados na esquina da Avenida Perimetral com a Avenida Castelo de Castro, na continuação da Avenida Pompílio Gomes, onde será preciso interditar uma faixa de trânsito no sentido sertão praia, e na Rua do Contorno, nas proximidades do Estádio Castelão, e na Avenida Juscelino Kubitschek esquina com Avenida Paulino Rocha.

De acordo com o diretor de engenharia da Cagece, Antonio José Câmara, os serviços a serem realizados se tratam de uma manutenção corretiva. "São manutenções que não se pode deixar de fazer, para que não tenhamos uma parada do sistema sem um planejamento", esclarece.

Conforme explica, a adutora principal do órgão mede 1.600 milímetros de diâmetro. Além desta, existem duas sub-adutoras principais de 1.200 milímetros de diâmetro cada, e será implantada, no serviço, uma terceira com as mesmas medidas, ou seja, uma nova linha de distribuição de água na Capital. "A repercussão ocorre de uma forma generalizada em toda a cidade. Quando eu começo a ter mais um opção de tubulação desse porte, eu consigo equacionar melhor as pressões e ter um volume melhor de distribuição de água", destaca o diretor.

Além dos trabalhos principais, realizados amanhã, Câmara destaca, também, a realização de serviços complementares em até 15 dias, e com a expectativa de que em até 30 dias, se tenham retornos positivos.

Mesmo com a nova manutenção, o problema de falta d´água em algumas localidades não será resolvido em definitivo, mas conforme o diretor, o órgão trabalha 24 h por dia com esse objetivo. "Nós melhoramos consideravelmente após a entrada da estação de Caucaia, e esse serviço é parte de todo um planejamento para atender plenamente toda a Fortaleza", diz.

"Nós estamos no Estado com menos oferta de água e, mesmo assim, conseguimos manter a distribuição de água para Fortaleza dentro do padrão de normalidade", acrescenta.

Retorno


De acordo com a Cagece, o retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradativa a partir das 20h de amanhã, e os bairros mais próximos à estação de água serão beneficiados primeiros. "A gente avalia que, até segunda-feira, tudo esteja normal", diz Antônio José Câmara.

Para minimizar os transtornos, a Cagece orienta que a população se prepare para a parada na estação reservando água para os afazeres domésticos e evitando o desperdício. "Quando eles avisam antes, temos como nos programar, enchendo os baldes e reservatórios", declara o auxiliar administrativo Jefferson Ribeiro, 27, que mora no bairro Passaré, e, somente na semana passada, sofreu com a falta d´água duas vezes.

Transtorno

20 horas é o período que Fortaleza, Eusébio, Maracanaú e parte de Caucaia ficarão sem água. O retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradativa

RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário