segunda-feira, 25 de março de 2013

Papa convida jovens à jornada mundial no Rio

Na missa que abriu ontem as celebrações da Semana Santa, a homilia, lida em italiano, durou 13 minutos
Cidade do Vaticano. Alegria, cruz, jovens. Essas três palavras foram o destaque da homilia do papa Francisco na missa de Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que abriu as celebrações da Semana Santa, ontem, na Praça de São Pedro.

Francisco, na celebração do Domingo de Ramos, convidou os jovens a participar da Jornada Mundial que acontecerá no Rio em julho e pediu que eles se preparassem para que o encontro "seja um sinal de fé para o mundo inteiro" FOTO: REUTERS


Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.
"Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro", disse Francisco.

A homilia, lida em italiano, durou 13 minutos. O papa falou em pé, em voz clara, desviando algumas vezes os olhos do papel, para uma multidão calculada em 250 mil pessoas, que enchia a Praça de São Pedro e se estendia pela Via della Conciliazione, que dá acesso ao Vaticano.

Francisco descreveu o espírito de alegria na entrada de Jesus em Jerusalém, comemorada com a procissão do Domingo de Ramos, refletiu sobre sua morte na cruz no Calvário e comemorou com jovens a JMJ diocesana.

"Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria", pregou Francisco. A missa encerrou-se às 7h30 de Brasília com a recitação do Ângelus, ou anúncio do anjo Gabriel a Maria. Antes dessa oração e de dar a bênção final, Francisco pediu a bênção de Nossa Senhora das Dores para "quem está vivendo situações mais difíceis... de modo particular as pessoas vítimas de tuberculose, sendo ontem o dia mundial da luta contra esta doença".

Anúncio oficial de viagem ao Brasil
Fiéis durante missa, ontem, no Rio de Janeiro levaram cartaz de boas-vindas ao pontífice argentino que virá à cidade em julho FOTO: REUTERS
Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja Católica, por isso o papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens, que acontecerá de 23 a 28 de julho.

"Queridos amigos, também eu me ponho a caminho convosco, nos rastros do beato João Paulo II e Bento XVI. Agora já estamos perto desta grande peregrinação da Cruz de Cristo", acrescentou, sobre a Jornada Mundial da Juventude.

O papa Francisco havia manifestado na quarta-feira à presidente Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.

A primeira viagem à América Latina do papa emérito Bento XVI foi há seis anos, a Aparecida, para participar na assembleia-geral da Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).

Por sua parte, João Paulo II visitou o Brasil em quatro ocasiões, ao longo de seus 26 anos de pontificado.

Francisco presidiu pela primeira vez a missa de Ramos na Praça de São Pedro, para uma multidão de 250 mil pessoas com a qual são iniciados os ritos da Semana Santa, uma das mais importantes datas celebradas para a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário