domingo, 31 de março de 2013

Limoeiro exibe acervo em homenagem ao Rei do Baião

A primeira semana de abril, neste município, é reservada para destacar o centenário do homem que exaltou o Nordeste

Limoeiro do Norte. Pela primeira vez o acervo pessoal do Rei do Baião chega à terra de Dom Aureliano Matos. Em homenagem aos festejos do centenário de Luiz Gonzaga, este município irá realizar, de 1 a 6 de abril, uma exposição com mais de 200 itens do seu museu, localizado na cidade de Exu, em Pernambuco. Uma feira de artesanato e muito forró pé de serra também fazem parte da programação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria de empresas locais.

Considerado o maior ícone da cultura popular nordestina, "Gonzagão" tem muitas fotos que relembram sua carreira artística FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A exposição das peças do museu de Luiz Gonzaga ficará exposta no salão do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), durante todos os dias da semana, a partir das 9h da manhã e até às 18h30min. A exposição irá reunir 240 peças que fazem parte do museu de Luiz Gonzaga na cidade de Exú, em Pernambuco, cidade natal de Luiz Gonzaga.

As peças também viajam por várias cidades do País, levando um pouco da história do "Rei do Baião". Quem passar pelo local poderá ver de perto roupas, discos, fotos, objetos pessoais do maior ícone da cultura popular nordestina. A amostra é gratuita e aberta a todos os públicos.
A partir das 9h30 da manhã e às 15h, também todos os dias, acontecerão palestras destinadas aos alunos das escolas municipais, sobre o legado da música de Luiz Gonzaga, em várias áreas, desde a política, ecologia e cultura, entre outros eixos.

A atividade será ministrada pelo curador da exposição, Reginaldo Silva. As palestras serão ministradas no auditório do NIT, com exibição de filmes do acervo de Luiz Gonzaga. Todas as escolas públicas participarão do evento em horários organizados pela Secretaria de Educação do município. Durante as noites, na Praça da Matriz, ao lado do NIT, haverá feira de artesanato, com a participação dos artesãos locais. A Associação Zé Pequeno de Artesanato (AZPN) terá espaço para mostrar o trabalho que vem realizando junto aos pequenos artesãos de diversas localidades do município.

O intuito é aproximar a cultura local, representada pelos artistas do município, do público visitante. À noite também haverá muito forró pé de serra, para animar as pessoas presentes.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do município, Rogério Pinheiro, é estimado um público de 2 mil pessoas por dia, durante os seis dias de amostra. "Serão dois ambientes, organizados para receber visitantes não só do município, mas de cidades vizinhas, como já foram agendadas caravanas de Quixadá, Baraúnas (Rio Grande do Norte), escolas públicas de Quixeré e várias cidades do Vale do Jaguaribe que confirmaram presença", afirma ele. Para isso, foi feita divulgação nas cidades vizinhas com panfleto, em rádios, banners, outdoors, mala direta e redes sociais.

O secretário estima que de 12 a 15 mil visitantes participem da exposição. Foram confeccionados chapéus de couros personalizados com a identificação da exposição, que serão dados aos visitantes. Para a caravana de Exú, Rogério conta que cada um receberá uma réplica de uma sanfona produzida de barro pela mestra da cultura popular de Limoeiro do Norte, Lúcia Pequeno, filha do consagrado artesão Zé Pequeno, o qual tem seu nome homenageado pela associação de artesãos local.

O secretário conta que foi um trabalho árduo trazer a exposição para o município. "Desde dezembro, vínhamos trabalhando para trazer o acervo pessoal de Luiz Gonzaga para o município. Conseguimos isto através do empresário Maia, aqui da nossa cidade, que tem aproximação com a família Gonzaga e conseguiu viabilizar uma data para realizarmos esse trabalho e hoje estamos honrados em poder realizar um evento como este", afirma Pinheiro.

Festas juninas

O evento, que faz uma homenagem à trajetória e ao legado do Luiz Gonzaga, é parte de um projeto maior realizado pela Secretaria de Cultura. Após a exposição terá início um trabalho para a realização do Limoeiro Junino, que abordará também a mesma temática. Como o nome deixa claro, a festa será realizada no mês de junho, em comemoração aos festejos tradicionais realizados em toda a região Nordeste.

Os Festejos do Centenário de Luiz Gonzaga, como é intitulada a exposição, conta com o apoio de diversas empresas locais, que contribuiram para a realização do evento. Para encerrar o mostra, no dia 6 de abril, a partir das 21 horas, haverá um show na Praça da Matriz com Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, que cantará a trajetória e os grandes sucessos do mestre. Haverá participação da banda local "Forrozão Pisada".

O evento é uma realização da Prefeitura de Limoeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Completa, no calendário regional, as diversas manifestações de reconhecimento a este artista. Gonzagão projetou a cultura nordestina para o mundo, por meio de um dos maiores acervos musicais. Todas as suas letras fazem referência ao jeito de ser do sertanejo, à natureza da caatinga, a o semiárido, aos sofrimentos causados pela seca, às feiras livres, às tradições de pais e filhos e muito mais.

Memória
240 peças do museu de Luiz Gonzaga, em Exu (PE), serão mostradas na exposição em Limoeiro do Norte, retratando momentos da vida do cantor e compositor nordestino

Mais informações

Festejos do Centenário de Luiz Gonzaga,
de 1º a 6 de abril
Auditório do NIT ( ao lado da Praça da Matriz. Entrada Franca )
Telefone: (88) 3423.2267

ELLEN FREITAS
COLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário