quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CERTIFICAÇÃO DIGITAL: CDL de Russas é pioneira na região

Por: Ellen Freitas
14/02/2013
Sete Câmaras Lojistas do Interior se uniram e participaram de capacitação para uso do novo serviço

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL) é a primeira da região a implantar o serviço direto de emissão de Certificação Digital. O procedimento é obrigatório para empresas que possuem a partir de um funcionário e que precisam realizar transações online. Para obter o serviço, sete CDLs do Interior se uniram para viabilizar a realização do treinamento em Itapipoca. A Certificação Digital já é exigida para operações bancárias on line e para emissão e recebimento de documentos na internet.
O documento é obrigatório para todas as empresas que possuem a partir de um funcionário e que precisam utilizar procedimentos on line

A implantação do serviço foi necessária diante do aumento da procura pelas próprias empresas. "Antes, para ter a certificação, o empresário precisava ir à Fortaleza. Agora, os lojistas da região encontram este serviço aqui na CDL" afirmou o presidente da Câmara de Russas, Francisco Martins Dantas.

Para obter a o certificado digital é preciso que o interessado procure uma Autoridade de Registro (AR), que são liberadas pelas Autoridades Certificadores (AC) para realizar o cadastro. No caso de Russas, a AR é a CDL, que tem como autoridade certificadora o Serasa.

Outras ACs são Serpro, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Certisign, Imprensa Oficial, AC-JUS (Autoridade Certificadora da Justiça), ACPR (Autoridade Certificadora da Presidência da República) e Casa da Moeda do Brasil.

Adequação

"Isso foi possível graças ao convênio que possuímos com o SPC Brasil, que compartilha do mesmo banco de dado do Serasa. Tivemos essa oportunidade de implantarmos o serviço pela CDL e nos adequamos para receber", afirma Dantas.

Para isso, ele explica que precisou contratar uma funcionária especificamente para o registro, com o prévio treinamento realizado pelo instrutor do Serasa.

Segundo observou, o treinamento é normalmente realizado em São Paulo. Como conseguiram unir outras Câmaras Lojistas interessadas para custear a vinda do instrutor do Serasa, foi possível a capacitação.

Juntamente com Russas, as CDLs de Itapipoca, Quixadá, Tianguá, Maciço de Baturité, Maracanaú e Varjota também implantaram o serviço pela primeira vez. O curso é oferecido gratuitamente pela Serasa Experian e pode ser ministrado em qualquer cidade a partir de sete CDL´s participantes, ficando a cargo dos interessados os custos de translado e hospedagem do instrutor. No Interior, as Câmaras Lojistas de Juazeiro do Norte e Iguatu já emitiam a certificação digital.

O certificado digital é a assinatura digital do dono da empresa, com validade jurídica, utilizado em transações e operações na internet, tais como emitir ou receber documentos, emitir notas fiscais, acesso a bancos entre outros, de maneira rápida e sem burocracias. Porém, para isso, é preciso que essas transações sejam realizadas de forma confiável e segura. O certificado digital veio para atender essa necessidade. "É um documento eletrônico com assinatura digital e tem a mesma validade que a assinatura de uma pessoa na identidade. No caso, é a assinatura digital que garante a legitimidade de quem está realizando a operação", explica a agente de registro da Certificação Digital pela CDL, Jorgiany Carvalho. Segundo ela, a certificação pode ser obtida no prazo de 24 horas, nos casos sem complicações.

Além das facilidades para os lojistas na hora de adquirir seu certificado digital, a CDL tem um retorno de receita cobrado para realização do serviço. Todas as certificações emitidas possuem um valor, onde uma determinada porcentagem fica para a entidade. Dantas estima que boa parte das empresas utilizem o e-CNPJ, uma das categorias do certificado que possui validade de três anos. "Esse é o cartão mais completo das certificações, mas há aqueles que são utilizados somente para emissão de nota fiscal. Então, a categoria varia de acordo com a necessidade do empresário", comenta.

O e-CNPJ custa R$ 290 à vista para todas as empresas, mas a CDL oferece desconto e outras formas de pagamento para os associados.

Segundo Dantas, os certificados digitais dão mais segurança, agilidade e comodidade para as empresas utilizarem todos os serviços oferecidos na internet pelos bancos e governo, de forma prática e segura.

Mais informações

Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas
Telefone: (88) 3411.0552
Vale do Jaguaribe
http://www.certificacaodigital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário