quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

7 unidades estão na lista das 10 melhores do CE

Das 50 primeiras escolas do Estado mais bem classificadas no Enem, 33 são profissionalizantes
Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizantes (EEEPs) integram sete colocações do ranking das dez melhores escolas públicas de ensino médio do Ceará. O levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e divulgado ontem, analisou o desempenho dos estudantes do ensino médio público estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2009 e 2011. No período em análise, foi observado uma maior participação do Ceará no Exame.
No ano de 2011, a taxa de participação das escolas estaduais no Enem foi acima de 50%, com 50 escolas profissionalizantes FOTO: KIKO SILVA


Juntas, as escolas profissionalizantes somaram 244 estudantes que participaram do Enem em 2009, o que correspondente a 2,6% do total de alunos de escolas estaduais que realizaram a prova. Já em 2011, a taxa de participação foi acima de 50%, com 50 EEEPs registradas. Nesse caso, as escolas somaram 4.846 estudantes, representando 15,8 % do total de alunos de escolas Estaduais do Ceará na prova do Enem.
As escolas profissionalizantes ocupam da 4ª à 10ª colocação na classificação. Além de Fortaleza, aparecem unidades de Acopiara, Horizonte, Itapajé, e Russas. O levantamento aponta, ainda, que, das 50 primeiras escolas estaduais do Ceará mais bem classificadas no Enem 2011, 33 são profissionalizantes.

Integral
Integrante da assessoria especial do Enem, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Gilvana Linhares, atribui a maior participação das EEEPs no ranking ao fato dessas unidades possuirem ensino do tipo integral. "O aluno está ali para estudar o dia inteiro. Ele permanece o tempo todo em contato com o estudo", avalia.

Além disso, Gilvana Linhares destaca os bons resultados das escolas estaduais no Enem, de maneira geral, ao fortalecimento e ampliação das ações de apoio aos estudantes do 3º ano, entre elas, o projeto "Enem, Chego Junto, Chego bem", destinado a toda a rede estadual, com ações pedagógicas, palestras sobre o Exame, simulados e apoio a documentação, inscrição, e suporte no dia da prova.

Ocupam as três primeiras colocações do ranking, nessa ordem, o Colégio da Polícia Militar do Ceará, com média geral de 579.7, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, com 567.7, e o Colégio Estadual Justiniano de Serpa, com média 530.2. Observa-se, conforme o levantamento, que o desempenho dessas escolas foi superior ao registrado em 2009. No Nordeste, as instituições ocupam a 2ª, 4ª e 11ª posições, respectivamente.

SAIBA MAIS
Dez melhores escolas do Ceará no ano de 2011
1. Colégio da Policia Militar do Ceará

2. Colégio Militar do Corpo de Bombeiro

3. Colégio Estadual Justiniano de Serpa

4. EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva

5. EEEP Adriano Nobre

6. EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia

7. EEEP Alfredo Nunes de Melo

8. EEEP Juarez Távora

9. EEEP Prof. Onélio Porto

10. EEEP Mario Alencar

RENATO BEZERRAESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário