sábado, 12 de janeiro de 2013

Time de irmãos poderá entrar para o Guinness

Limoeiro do Norte. No último dia 3 de dezembro, os 11 irmãos Souza, integrantes do Treze de Gangorra, time da zona rural deste município, entraram em campo com uma missão: "Serem reconhecidos como o maior time do mundo composto só com irmãos". O sonho, alimentado há mais de 10 anos, poderá fazer parte do Guinness Book. As provas serão enviadas para os juízes até o fim deste mês.
Família Sousa tem o pai, Raimundo Sousa (primeiro em pé, à esquerda), como técnico. O "Treze de Gangorra" quer ser reconhecido como o maior time do mundo integrado somente por irmãos FOTO: DAMASCENO
De acordo com o primogênito Anchieta Sousa, de 60 anos, ele e os dez irmãos, filhos dos mesmos pai e mãe (Raimundo Nonato de Sousa e Aumerinda Malveira de Sousa), natural do Sítio Bom Jesus, também neste município, sempre almejaram este título para a família. Para isso, era preciso que eles participassem de um jogo oficial, sendo todos titulares do time.
"Para ser validado como recorde precisaria ser uma partida oficial, então nos inscrevemos como atletas do Treze de Gangorra, time da primeira divisão da Liga Limoeirense de Futebol, ligado à Federação Cearense de Futebol e registramos tudo, com fotos e vídeos", conta.

O jogo memorável foi realizado no último dia 3 de dezembro, no estádio municipal José de Oliveira, mais conhecido como Bandeirão, em Limoeiro do Norte. A partida reuniu cerca de 700 pessoas. Entre os espectadores estavam parentes, amigos e apoiadores do evento fraternal.

"Foi uma partida muito bonita. Reunimos amigos e parentes que estão nos apoiando nessa causa", diz Anchieta.

A partida foi entre o Treze de Gangorra e o atual campeão Limoeirense da 1ª divisão, a equipe Esporte do Arraial.

O jogo foi registrado com fotos e vídeos. Um detalhe interessante destacado por Anchieta, é que o número das camisas dos atletas equivale a idade de cada um dos irmãos, com faixa etária de 42 a 60 anos.

Vitória
Durante a partida foram realizadas algumas substituições no time do Treze. Os jogadores mais jovens que entraram em campo eram filhos e netos dos irmãos titulares. A partida foi encerrada com vitória para o time dos 11 irmãos, que venceram pelo placar de 10x7. Ao final do jogo, foram entregues medalhas de participação a todos os jogadores vencedores. Segundo Anchieta, as provas documentadas como fotos, vídeos e depoimento de autoridades presentes na partida serão encaminhadas até o final deste mês para o Guinness. Ele diz esperar fazer esta homenagem à família com o reconhecimento da gratidão.

Para tornar-se um recordista do Guinness World Records, primeiro é preciso que o proponente cadastre-se e seja um membro do site (http://www.guinnessworldrecords.com).

Em seguida, deve preencher formulário, no próprio site, enviando uma proposta de recorde a ser quebrado. No prazo de quatro a seis semanas, será enviado um e-mail para o proponente com um dos seguintes resultados: Resposta Negativa, Aceitação da proposta como nova categoria, ou Aceitação da tentativa em categoria existente.

De acordo com uma publicação da Revista Galileu sobre o assunto, o Guinness World Records recebe cerca de 60 mil desses pacotes por ano. A análise demora em torno de dois meses a um ano. Os "atletas" de Limoeiro estão confiantes.

ELLEN FREITASCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário