quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

'Seleção Brasileira está acima de todos os ídolos', diz Manoel Tobias


Por Juscelino FilhoFortaleza, CE
 
Manoel Tobias no Mineirinho (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
Manoel Tobias assume equipe sub-20 do Brasil
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)


Um ídolo de muitas gerações, dentro de quadra. Ao longo de 14 anos na Seleção Brasileira, Manoel Tobias já foi o melhor jogador do mundo e bicampeão mundial. O novo auxiliar-técnico da Seleção, que assume o posto ao lado do novo técnico, Ney Pereira, garante que o trabalho será árduo, mas crê em novos talentos nas próximas safras de atletas. No entanto, ele frisa que acima de qualquer ídolo, há uma Seleção.
- Acho que são jogadores que marcaram épocas (Falcão e Manoel Tobias), mas o mais importante é dizer que a Seleção Brasileira está acima de todos os grandes ídolos. Temos consciência disso - pontuou Tobias, que incentiva a renovação do Brasil para os próximos campeonatos, mas não descarta a possibilidade de Falcão, seu ex-desafeto, voltar a ser convocado.
Após o Mundial da Tailândia, Falcão deixou a entender que seu ciclo na seleção havia se encerrado, mesmo ainda jogando em clubes.
Surpresa
Pela primeira vez em uma comissão técnica de um time profissional, o novo auxiliar-técnico da equipe, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM/CE, antes da coletiva de imprensa que apresentou o novo comando da seleção brasileira, em Fortaleza, revelou que não esperava pelo convite, mas garante estar tranquilo para o novo desafio.
- Encontramos uma situação muito difícil, pois temos uma seleção campeã pela frente. No entanto, acredito que somos competentes para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pela antiga comissão técnica - afirmou.
Assumindo ao lado de Ney Pereira, novo técnico da seleção, Manoel Tobias não teme que a inexperiência no cargo atrapalhe sua evolução no novo desafio. Ele explica que já está em Fortaleza há seis anos com o Projeto Manoel Tobias Futsal Sesc, que trabalha com categorias sub-9 até a sub-20. Muito embora não seja técnico, e sim gestor, avalia que as dificuldades serão superadas.
Ney Pereira e Manoel Tobias, membros da comissão técnica da seleção brasileira de futsal (Foto: Luís Domingues/Divulgação)
Ney Pereira e Manoel Tobias assumem a comissão técnica da seleção brasileira de futsal
(Foto: Luís Domingues/Divulgação)
 
 
- Vejo que posso agregar muito ao nosso comandante (Ney). Estou convicto e sei do meu papel dentro da comissão técnica de passar informações, dados, ajudar os atletas, fazer a preparação junto com eles mesmo, até porque quando eu estiver no Sub-20, ele será meu auxiliar, e na seleção principal, será o contrário - explicou.
Tobias tem a consciência de que o novo trabalho pode resultar em falhas, no futuro. Porém, frisa que quem assume o novo desafio não é o jogador, e sim um novo gestor que não teme 'manchar' a imagem de ídolo no futsal.
- Vamos deixar claro. O Manoel Tobias, jogador, atleta, 14 anos de Seleção, melhor do mundo, não existe mais. Estou indo pra uma nova função. Quando surgiu o convite, eu nem pensei nisso - confessou.
Manoel Tobias e Falcão no Mineirinho (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
Manoel Tobias e Falcão em evento no Mineirinho  (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
 
À beira da quadra
Após quase 15 anos na seleção brasileira de futsal, a transição de dentro para a beira da quadra promete um profissional sereno e preocupado apenas com o bom rendimento do time. O ex-craque afirma, inclusive, que se espelhará no novo companheiro de beira de quadra, o qual tem como exemplo na nova função.
- O que eu tenho de referência são os treinadores com os quais eu tive privilégio de trabalhar e o Ney, com certeza, é um deles - declarou o auxiliar técnico.
Sobre encontrar um novo Manoel Tobias ou um novo Falcão, na futura safra de novos jogadores, o ex-craque aponta a Seleção Brasileira como superior ao destaque individual dos craques.
- O Brasil é um solo fértil e vai continuar sendo. Já, já, aparece um novo Falcão, um Manoel Tobias. O ciclo se reinicia - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário