O asfalto recebeu reparos em buracos, mas obra não deve aguentar as chuvas FOTO: ELLEN FREITAS |
Se a estação das chuvas se confirmar, via na rota da fruticultura do Estado voltará a ter problemas de tráfego
Limoeiro do Norte A principal estrada de escoamento da produção da Chapada do Apodi está precisando de reparos e ampliação. A Estrada da Fruta, como é conhecida a CE-356, tem início na comunidade de Bom Sucesso, município de Quixeré e segue até a BR-116, passando pelo município de Russas.
Limoeiro do Norte A principal estrada de escoamento da produção da Chapada do Apodi está precisando de reparos e ampliação. A Estrada da Fruta, como é conhecida a CE-356, tem início na comunidade de Bom Sucesso, município de Quixeré e segue até a BR-116, passando pelo município de Russas.
O projeto já está pronto, mas é preciso pressa para sua realização já que o fluxo de caminhões pesados tenderá a crescer com a instalação de uma fábrica de cimento na região.
A CE-356 foi entregue no ano 2000, com a finalidade de facilitar o escoamento da produção de frutas da Chapada do Apodi com destino ao Porto do Pecém, para exportação, beneficiando produtores de frutas da região. São 36km de estrada com início na comunidade de Bonsucesso, município de Quixeré, e chegando em Russas, onde encontra a BR-116. O trecho reduz em 30km o trajeto dos caminhões, que antes utilizavam um roteiro sem asfalto.
O forte inverno de 2009 ocasionou o surgimento de vários buracos na malha asfáltica, principalmente, no trecho próximo à subida da Serra do Vieira. Devido às várias reclamações dos irrigantes, os buracos foram tampados e recapeados tornando a estrada transitável.
Segundo o presidente da União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale), João Teixeira Júnior, disse saber que há plano do Departamento de Estadual de Rodovias (DER) para reestruturação da rodovia. "Há uma elaboração do projeto de reestruturação dessa rodovia, o que precisa é tratá-lo em caráter de urgência", afirma.
Segundo informou a Assessoria de Imprensa do DER, está sendo elaborado um projeto para a restauração do trecho da CE-356, que compreende o município de Russas e sua divisa com o município de Quixeré. Ainda não há previsão de quando possam iniciar as obras.
João Teixeira analisa que, com a conclusão da instalação de uma fábrica de cimento na região (Cimento Apodi), o fluxo de caminhões pesados irá aumentar, com previsão de circulação de 200 carretas de cimento por dia. "O setor industrial na região está crescendo, as estradas são fundamentais para o escoamento da produção. Quando a indústria de cimento começar a funcionar, o fluxo de caminhões será muito maior".
Cimento
A implantação da Fábrica de Cimento Apodi teve início há cerca de um ano, na comunidade de Bonsucesso, Quixeré. Atualmente, o projeto encontra-se com 30% de sua primeira etapa concluída. Colunista do Diário do Nordeste, jornalista Egídio Serpa, já informou o investimento de R$ 350 milhões na implantação da fábrica. O projeto é dividido em duas etapas. A previsão para a conclusão da primeira etapa e início da produção é final de julho deste ano.
Em 2014, está prevista a conclusão do projeto total. De acordo com o presidente executivo da Empresa, Adalto Farias, há uma preocupação com relação a esse trecho da rodovia quando a fábrica já estiver em operação. "Essa é nossa principal rota para transporte, esperamos que o trecho possa ser melhorado", defende ele. A construção da fábrica é responsável pela geração de cerca de 700 empregos diretos. Segundo Adalto, ainda há necessidade de mais mão-de-obra. "Se hoje houvesse 300 pessoas a mais para trabalhar, não faltaria trabalho", lamenta. Após a conclusão da segunda etapa, a fábrica funcionará utilizando tecnologia de ponta, importada de vários países e com operação de mão de obra especializada.
O Ceará é o segundo no País em exportação de frutas. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Exterior (MDIC), no primeiro semestre do ano passado, o Estado cresceu 23,4% em comparação com o mesmo período de 2011. O melão foi uma das culturas que teve maior crescimento nas exportações, com 44,4% de elevação. A utilização de novas tecnologias é uma dos fatores responsáveis pelo crescimento das exportações de frutas no Estado.
Para mais rapidez no escoamento da produção, é necessário criar outras alternativas de tráfego ligando os perímetros irrigados aos dois portos cearenses (Pecém e Mucuripe). João Teixeira afirma que é preciso agilidade na conclusão da elaboração do projeto e execução da Estrada da Produção, rodovia que ligará do Distrito do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar), localizado ao lado da BR-116, ao Distrito de Irrigação Jaguaribe/Apodi (Dija), na Comunidade do Tomé, km 60.
"É uma estrada que terá 39 quilômetros de extensão, interligando os dois perímetros irrigados, juntamente com a BR-116. Assim como a reestruturação da Estrada da Fruta (CE-356), essa via também é fundamental para o escoamento da produção. É preciso pressa devido ao crescimento do setor industrial na região do Baixo Jaguaribe", diz.
Integração
36 quilômetros formam a CE-356, conhecida como Estrada da Fruta, entregue em 2000, para facilitar o escoamento da produção de frutas para o Porto do Pecém
ELLEN FREITASCOLABORADORA
A CE-356 foi entregue no ano 2000, com a finalidade de facilitar o escoamento da produção de frutas da Chapada do Apodi com destino ao Porto do Pecém, para exportação, beneficiando produtores de frutas da região. São 36km de estrada com início na comunidade de Bonsucesso, município de Quixeré, e chegando em Russas, onde encontra a BR-116. O trecho reduz em 30km o trajeto dos caminhões, que antes utilizavam um roteiro sem asfalto.
O forte inverno de 2009 ocasionou o surgimento de vários buracos na malha asfáltica, principalmente, no trecho próximo à subida da Serra do Vieira. Devido às várias reclamações dos irrigantes, os buracos foram tampados e recapeados tornando a estrada transitável.
Segundo o presidente da União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale), João Teixeira Júnior, disse saber que há plano do Departamento de Estadual de Rodovias (DER) para reestruturação da rodovia. "Há uma elaboração do projeto de reestruturação dessa rodovia, o que precisa é tratá-lo em caráter de urgência", afirma.
Segundo informou a Assessoria de Imprensa do DER, está sendo elaborado um projeto para a restauração do trecho da CE-356, que compreende o município de Russas e sua divisa com o município de Quixeré. Ainda não há previsão de quando possam iniciar as obras.
João Teixeira analisa que, com a conclusão da instalação de uma fábrica de cimento na região (Cimento Apodi), o fluxo de caminhões pesados irá aumentar, com previsão de circulação de 200 carretas de cimento por dia. "O setor industrial na região está crescendo, as estradas são fundamentais para o escoamento da produção. Quando a indústria de cimento começar a funcionar, o fluxo de caminhões será muito maior".
Cimento
A implantação da Fábrica de Cimento Apodi teve início há cerca de um ano, na comunidade de Bonsucesso, Quixeré. Atualmente, o projeto encontra-se com 30% de sua primeira etapa concluída. Colunista do Diário do Nordeste, jornalista Egídio Serpa, já informou o investimento de R$ 350 milhões na implantação da fábrica. O projeto é dividido em duas etapas. A previsão para a conclusão da primeira etapa e início da produção é final de julho deste ano.
Em 2014, está prevista a conclusão do projeto total. De acordo com o presidente executivo da Empresa, Adalto Farias, há uma preocupação com relação a esse trecho da rodovia quando a fábrica já estiver em operação. "Essa é nossa principal rota para transporte, esperamos que o trecho possa ser melhorado", defende ele. A construção da fábrica é responsável pela geração de cerca de 700 empregos diretos. Segundo Adalto, ainda há necessidade de mais mão-de-obra. "Se hoje houvesse 300 pessoas a mais para trabalhar, não faltaria trabalho", lamenta. Após a conclusão da segunda etapa, a fábrica funcionará utilizando tecnologia de ponta, importada de vários países e com operação de mão de obra especializada.
O Ceará é o segundo no País em exportação de frutas. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Exterior (MDIC), no primeiro semestre do ano passado, o Estado cresceu 23,4% em comparação com o mesmo período de 2011. O melão foi uma das culturas que teve maior crescimento nas exportações, com 44,4% de elevação. A utilização de novas tecnologias é uma dos fatores responsáveis pelo crescimento das exportações de frutas no Estado.
Para mais rapidez no escoamento da produção, é necessário criar outras alternativas de tráfego ligando os perímetros irrigados aos dois portos cearenses (Pecém e Mucuripe). João Teixeira afirma que é preciso agilidade na conclusão da elaboração do projeto e execução da Estrada da Produção, rodovia que ligará do Distrito do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar), localizado ao lado da BR-116, ao Distrito de Irrigação Jaguaribe/Apodi (Dija), na Comunidade do Tomé, km 60.
"É uma estrada que terá 39 quilômetros de extensão, interligando os dois perímetros irrigados, juntamente com a BR-116. Assim como a reestruturação da Estrada da Fruta (CE-356), essa via também é fundamental para o escoamento da produção. É preciso pressa devido ao crescimento do setor industrial na região do Baixo Jaguaribe", diz.
Integração
36 quilômetros formam a CE-356, conhecida como Estrada da Fruta, entregue em 2000, para facilitar o escoamento da produção de frutas para o Porto do Pecém
ELLEN FREITASCOLABORADORA
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