terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Artesãos lançam linhas de produtos em Limoeiro

Indique essa matéria



Com inspiração em materiais do meio ambiente local, pequenos artesãos criam objetos de casa

A fibra de bananeira é base para materiais de mesa e decorações FOTO: ELLEN FREITAS

Limoeiro do Norte A Associação Zé Pequeno de Artesanato (AZPN) lançou, em parceria com o Sebrae, sua primeira coleção de artesanato, denominada "Eulimão". O trabalho é resultado de três meses de curso, que contou com o apoio do Banco do Nordeste e parceiros. A solenidade de conclusão aconteceu recentemente, no auditório do Sebrae, neste município.
A cidade se destaca na região por meio do artesanato. Fitas, crochês, palha, talo de carnaubeira e o barro são algumas das matérias-primas que se transformam em utensílios pelas mãos de artesãos. Objetos que vão desde o uso para decoração até vestuário são confeccionados. A AZPN existe desde 2006 e possui 17 artesãos. O nome da associação é em homenagem ao artesão Zé Pequeno, ele foi o maior mestre do barro no município.

Para a presidente da AZPN, Neide Dias, essa nova proposta deu mais motivação aos artesãos locais, que há muito tempo se sentiam desestimulados.

"Eu sinto neles que há uma vontade maior de continuar esse trabalho que iniciamos, não só pela possibilidade de venda, mas pelo que isso significa para nossa cidade", afirma. Ela define como uma oportunidade ímpar para o artesanato local.

Diferente do que já é tradição entre os artesãos, o material utilizado para as peças é fibra da bananeira, matéria-prima abundante na região por conta do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, grande produtor de banana. A Associação contou com a parceria da Fazenda Frutacor, que cedeu e transportou os materiais que serviram de base para a confecção das peças.

Toque pessoal
Durante três meses, eles aprenderam como produzir as peças utilizando também matérias que eles já usam, dando um toque pessoal ao produto final. Os artesãos também aprenderam sobre empreendedorismo. Em uma etapa do curso eles puderam conhecer, na Capital cearense, lojas que compram artesanato e assim observar o que é tendência no segmento.

O desenvolvimento da primeira coleção contou com a consultoria da designer Armênia Rocha. O nome da coleção, "Eulimão", foi criado a partir da individualidade e características de cada artesão (Eu) e também pelo significado que a fruta possui para a cidade (limão/Limoeiro). A coleção é formada por três linhas de produto: acessórios, mesa e decoração. Foram criados produtos como luminárias, bandejas de café da manhã, cesta para pão, bolsas, chaveiros entre outros artigos.

Catálogo

Os produtos podem ser encomendados diretamente na sede da Associação. No local, está disponível catálogo contendo todas as peças. Neide conta que participou de uma rodada de negócios em São Paulo, pelo Sebrae, e já possui encomenda para produção de 20 peças.

"Isso nos deixa muitos felizes, saber que a qualidade do nosso trabalho tem esse reconhecimento", comemora a artesã.

De acordo com a gestora de Artesanato do Sebrae, Elzileide Sousa, esta é a primeira vez na região que o Sebrae realiza um projeto com conclusão de todas as etapas, desde o início, ao encerramento.

"Fizemos desde a pesquisa até o colhimento da matéria-prima, o artesanato, a coleção e toda a Associação está recebendo o material para a divulgação do trabalho. Eles estão com todas as ferramentas para sair vendendo", comemora.

Ela considera que o artesanato cearense, principalmente no Interior, vive momento positivo. "Iremos receber grandes eventos e, consequentemente, o fluxo de turistas no Estado será intensificado. Todo mundo acaba comprando uma lembrancinha para levar para casa", afirma.

A gestora conta ainda que o Sebrae terá um espaço para exposição dos projetos de artesanato na Capital em 2013.

Turismo

O objetivo é comercializar as produções locais na Copa das Confederações. O evento será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Os jogos serão realizados no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirão como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. O Ceará está no roteiro das competições, se tornando destino para um grande fluxo turístico.
Mais informações:
Enlaços de Limoeiro

Associação Zé Pequeno do Artesanato (AZPA)

e-mail: azpa_12@hotmail.com

Telefone: (85) 9655.1012
ELLEN FREITASCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário