terça-feira, 27 de novembro de 2012

Subsolo do Ceará é alvo de pesquisas

Tamanho das máquinas assustou moradores de Crateús. Equipamento passou no último sábado pela cidade. Resultados dos estudos sobre a existência ou não de petróleo, minérios, água e gás natural não foram revelados FOTO: JÚNIOR SÁ/ DIVULGAÇÃO
Objetivo da empresa americana é identificar existência de petróleo, gás natural, minérios e água debaixo da terra
A rotina de duas cidades do Interior cearense tem sido modificada por conta da grande quantidade de máquinas e o tamanho delas. Os moradores de Crateús, localizado a 350 Km de Fortaleza, e de Independência, que fica a 310 Km de distância da Capital, tiveram contato com o maquinário e os funcionários de uma companhia estrangeira que está realizando um estudo do subsolo no território daqueles dois municípios.

O objetivo da empresa Global Geophysical Services é mapear os locais onde possam existir minérios, gás natural, petróleo e água. Trabalho semelhante foi concluído recentemente no Piauí. Desde o fim de 2010, quando a Global fechou parceria com a Petra Energia S.A, houve uma intensificação de estudos dessa natureza no Brasil.

O contrato entre ambas as empresas engloba a aquisição de um projeto de dados em terra sísmica, localizado na Bacia do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais.

Pesquisa necessária
Os resultados do levantamento são úteis para as concessionárias que tiverem o interesse em explorar as áreas pesquisadas.



De acordo com o secretário de finanças da Prefeitura de Independência, Coutinho Neto, os primeiros equipamentos e caminhões passaram por Independência na manhã de hoje (ontem). "Eu pessoalmente não vi. Mas os caminhões passaram na área urbana da cidade e os moradores presenciaram a chegada", contou. No sábado passado, a empresa esteve em Crateús. Segundo o secretário adjunto da prefeitura do município, Deoclídes Bezerra Machado, a Global já tinha realizado estudos similares no Piauí. "Eles provocam um pequeno tremor na terra. O trabalho não é demorado, mas o aparato de maquinário impressiona. Estão mapeando o subsolo da região através dessas ondas sísmicas. Querem saber se há gás, água ou petróleo", disse.

Terra treme

Conforme Deoclídes, os abalos causam um estrondo e o tremor pode danificar paredes de casas. "Ainda não houve nenhum caso desse tipo porque eles são muito profissionais. Avisam todos da comunidade ao redor da área que vai ser alvo dos estudos", acrescentou.

Ele adiantou que as informações coletadas pelo levantamento da empresa poderão ser enviadas para a Petrobras.

"Não há nada oficial, mas temos informações que esses mapas no subsolo vão ser encaminhados para Petrobras com intuito de contactar empresas por licitação de contrato de risco interessadas em explorar a área. Pelo que contam na cidade, mas não há nada oficial, é que encontraram gás e tem possibilidade de haver petróleo", contou.

A Petrobras foi contactada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Conforme a Prefeitura de Crateús, a Global presta serviços a vencedora do leilão dos lotes de terras com potencial para extração de petróleo e gás natural, que foi promovido pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

"Estão sendo usados oito caminhões vibradores, que acham o minério em uma profundidade de 10 mil metros pelo som. Cada minério tem um som e os técnicos e engenheiros contratados pela Petrobras estão detectando a qualidade e a quantidade do minério", informa a Prefeitura no seu site oficial.

ILO SANTIAGO JR.REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário