sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Apenas 27% do rebanho cearense foi vacinado contra febre aftosa


A campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira, 30, e apenas 27% do rebanho do Ceará foi imunizado. A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) era de vacinar 90% de bovinos e bubalinos do Estado, para assim o Ceará sair da zona de risco médio e alcançar o status de zona livre com vacinação até março de 2013.A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 13,43 por cabeça. O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, informou que, a partir do dia 3 de dezembro, os fiscais agropecuários vão às propriedades rurais solicitar os comprovantes de vacinação e quem não apresentá-los vai ser punido.

Além disto, os produtores que não estiverem com os registros de sanidade animal em dia, comprovando que vacinaram o rebanho na segunda etapa da campanha, não poderão receber o milho distribuído pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Vacinação
A vacinas contra a febre aftosa podem ser compradas ao preço médio de R$ 1,50 nas revendas veterinárias do Estado. Após vacinar, o produtor deve declarar a vacinação nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Agência de Defesa Agorpecuária (ADAGRI). “Não está faltando vacina em nenhuma das lojas veterinárias do Ceará e os nossos produtores precisam cumprir o prazo”, alertou o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim.

Redação O POVO Online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário