quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dragão do Mar vai ser gerido por seu criador


Nesta quarta-feira, o Governo deve anunciar também um pacote de investimento destinado ao instituto cultural
O ex-secretário da Cultura do Estado do Ceará e criador do Centro Dragão do Mar, o jornalista Paulo Linhares será, hoje, oficializado pelo governador Cid Gomes na presidência do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). A instituição é uma Organização Social responsável pela administração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Centro Cultural do Bom Jardim e da Escola de Artes e Ofícios Tomaz Pompeu Sobrinho.

Paulo Linhares será confirmado, hoje, pelo governador Cid Gomes, no cargo de presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) FOTO: KID JÚNIOR

Procurado pelo Diário do Nordeste na noite de ontem, Paulo Linhares preferiu não confirmar o convite. "Vamos aguardar a palavra oficial do governador", disse. Entretanto, fonte ligada ao gabinete de Cid Gomes confirmou a escolha do jornalista para dirigir o IACC.
Mas o anúncio oficial está previsto para as 9h30 de hoje, quando o governador irá anunciar mudanças e nomeações para área da Cultura, em solenidade de reinauguração do Teatro Carlos Câmara. Equipamento localizado no Centro de Turismo do Ceará (Cetur), o teatro sem atividade há quase 20 anos.

As especulações dando conta da escolha de Paulo Linhares já vinham sendo feitas desde o mês passado. Ontem, chegou ao conhecimento do Diário do Nordeste que o jornalista teria convidado a bailarina Sílvia Moura e os demais integrantes do Movimento Arte e Resistência (MAR) para participarem da solenidade. "Ele nos convidou, sim, em nome do governo, mas não falou que estava representando o Dragão do Mar", limitou-se a dizer Sílvia.

À reportagem, Paulo reiterou ter feito o convite e lembrou: "o Instituto é de todos e do Mar". O comentário foi uma apaziguadora e bem humorada referência aos protestos e ao abaixo-assinado desenvolvidos com a participação de integrantes do MAR, que denunciaram, recentemente, o sucateamento no setor cultural cearense e exigiram uma série de mudanças.

Descontentamento

Mas a despeito do descontentamento dos artistas e das especulações sobre o seu nome para o IACC, Paulo Linhares enfatizou que, hoje, o governador "vai mesmo anunciar um grande pacote de medidas para o Instituto". O Dragão do Mar, conforme o seu idealizador, deverá receber "um significativo aporte de investimentos para 2013 e 2014".

Nascido em Fortaleza, 57 anos, Paulo Linhares é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Sociologia pela Sorbonne (Paris) e Doutor em Sociologia pela UFC, onde ensina Sociologia da Cultura. Foi secretário de Comunicação na administração da prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, de 1986 a 1987; secretário da Cultura do Estado duas vezes, nas gestões de Ciro Gomes e de Tasso Jereissati. Hoje, é presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas, da Assembleia Legislativa.

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário