segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CANAL DE VÍDEOS: Cearenses fazem sucesso na internet


O canal TV3UP tornou-se sucesso na web
FOTO: NATINHO RODRIGUES
A onda do momento é criar memes. Alguns funcionam tão bem que se tornam hits e bombam na Internet. O Zoeira conversou com três cearenses que criaram um canal no YouTube, a TV3UP, e estão fazendo sucesso entre os adolescentes
Gina Indelicada já alcançou mais de 2 milhões de "curtir"
Seu Lunga ganhou um perfil que faz sucesso no Facebook

As amigas Marcela Müller, 19, Aline Lima, 19, e Fernanda Levy, 19, criaram o canal TV3UP (youtube.com.br/tv3up) já fazem sucesso entre os adolescentes cearenses. Em apenas três meses, e com 13 vídeos no ar, elas já atingiram mais de 20 mil visualizações.

"A Fernanda estava morando no Rio de Janeiro e, quando ela voltou, nós resolvemos fazer uma visita. Passamos a madrugada gravando vídeos. Foi nesse dia que surgiu a ideia de criar um canal conjunto", contaram as meninas, em um bate-papo com o Zoeira.

A proposta das jovens é bem simples: gravar vídeos falando sobre assuntos do cotidiano e que, às vezes, envolvem moda e beleza.

As postagens são feitas a cada 15 dias, sempre às quartas. "Gostamos de fazer esquetes engraçadas, baseadas em acontecimentos da nossa vida. Os vídeos engraçados são os mais visualizados, mas nunca pensamos em ser comediantes. Nossa comédia é totalmente improvisada, acreditamos que é por isso que as pessoas acabam se identificando com a gente", completa o grupo.Mesmo tendo começado de maneira despretensiosa, as três amigas não estão deslumbradas com o sucesso e pretendem se aprimorar com o tempo. "Sucesso se alcança com trabalho duro e nós já tempos projetos para melhorar ainda mais o canal", avisam.

Inspiração
Em 2010, as amigas cariocas Yasmin, Cix e Dinha também fizeram sucesso com vídeos postados no YouTube e acabaram ganhando um seriado chamado "Nós 3" no canal Multishow.

Marcela, Aline e Fernanda contaram que as amigas cariocas foram apenas uma de suas inspirações. "Costumamos assistir vários vídeos que servem de exemplo para os nossos", confirmam.

Caso surgisse uma oportunidade de levar os vídeos para a televisão, elas encarariam. "Adoraríamos ter essa oportunidade. Acreditamos que a TV3UP tem tudo para crescer e ganhar um espaço fora do YouTube".

Apesar de estarem muito envolvidas com o canal, apenas Fernanda já tinha carreira profissional de atriz. A jovem já fez participações especiais em "Malhação", da Globo, em 2010, e esse ano participou do "Concurso de Talentos Malhação", promovido pelo "Caldeirão do Huck", além de ter atuado em algumas peças em Fortaleza.

Marcela e Aline nunca tinham pensado em atuar profissionalmente, mas a TV3UP está servindo de estímulo para as meninas. "O YouTube vem crescendo e dando oportunidade aos novos formadores de opinião que vêm ganhando reconhecimento da sociedade", pontuam.

Caiu na rede...
De uma forma um tanto diferente, o garoto Nissim Ourfali também virou fenômeno na internet. Para ele, a fama chegou quando um vídeo feito para seu Bar Mitzvá (cerimônia que celebra a maioridade religiosa judaica), com uma versão da música "What Makes You Beautiful", do grupo One Direction, foi divulgado no YouTube.

No vídeo, que já tem mais de 1 milhão de visualizações, Nissim fala sobre suas viagens e seu destino preferido, a praia da Baleia, localizada em São Paulo.

O jovem de 13 anos e a praia da Baleia viraram um dos assuntos mais comentadas nas redes sociais. A música chiclete e a produção cômica de seu vídeo também já ganharam várias versões e paródias entre os internautas mais antenados, que se divertem com a "comédia" acidental do menino.

É sucesso
Perfis criados no Facebook para homenagear personalidades também vêm admiradores em todo o Brasil.

O blogueiro Felipe Fonseca, 18, criou, em 2011, a página do Seu Lunga (facebook.com/SeuLungaOriginal), personagem cearense conhecido por sua "tolerância zero" com as obviedades e idiotices.

"Sou fã do Seu Lunga. Ele tem uma personalidade forte e não tem papas na língua. É uma pessoa que merece ter as suas histórias divulgadas", explica o blogueiro.

Felipe, que é pernambucano, conheceu as histórias do personagem nordestino através dos pais e dos avós. Sua página no Facebook fez tanto sucesso - ele já ganhou mais 174 mil "curtir" - que hoje já conta com uma equipe para ajudá-lo a atualizar o perfil diariamente. "Meu objetivo é entreter os internautas, independente de ganhar dinheiro ou não", afirma.

Antes de criar a página, o Felipe postava tirinhas baseados nas histórias do Seu Lunga no site "Touporfora" (touporfora.com). Além do endereço virtual, que continua no ar, e do perfil, ele ainda cuida de um Ask (ask.fm/seulungaoriginal), onde as pessoas fazem perguntas e o "Seu Lunga" virtual responde.

Apesar de existirem inúmeros perfis homenageando o personagem cearense, Felipe faz questão de dizer que o dele é precursor. "Entrei em contato com os responsáveis de outras páginas para fazer uma parceria, mas não quiseram", desabafa.

Para quem deseja criar uma página de sucesso, ele arrisca uma dica: "Tem que ficar ligado na bola da vez e na a interatividade".

Indelicada
Criado em agosto, o perfil "Gina Indelicada" (facebook.com/GinaIndelicada) também tornou-se um viral na internet após conseguir, em 10 dias, mais de 1 milhão de "curtir" no Facebook.

A personagem, conhecida pelo rosto estampado na caixa de palito de dentes, responde, de forma direta e escrachada, os internautas que lhe pedem "conselhos", deixando de lado as boas maneiras.

A página chamou tanta atenção que seu criador Ricck Lopes, 19, foi convidado por Alfredo Rela Neto, presidente do conselho de administração da empresa Rela Gina, para discutir parceria.

O empresário, que é neto da Gina, esposa do fundador da fabricante de palitos, disse, em recente entrevista ao G1, que "a intenção é pensar em projetos conjuntos, aproveitando essa oportunidade".

Apesar do sucesso em tão pouco tempo, o criador do viral também acabou se envolvendo em polêmicas.

Com o nome "Gina, Kibadora Indelicada", outro perfil foi criado no Facebook para denunciar que Ricck, na verdade, faz piadas inspiradas em perfis aleatórios do Twitter. O nome "kibadora", vem do termo "kibar", que, na internet, significa plágio.

Mesmo com a acusação, "Gina Indelicada" segue como um hit e já tem mais de 2 milhões de "curtir". Ricck, que é mineiro, mas mora em São Paulo, divulgou, inclusive, em seu perfil pessoal (facebook.com/riccklopes) que está procurando por alguém que queira ajudá-lo.

"Preciso de alguém legal, criativo e bem humorado pra me ajudar com a Gina Indelicada. Meu tempo tá corridinho e não consigo mais escrever sozinho. Alguém?", postou. E aí? Alguém se habilita?

O YouTube está crescendo e dando oportunidade aos novos formadores de opinião"

Aline, Marcela, FernandaEstudantes

Vídeos
Nissim Ourfali
O garoto judeu, de 13 anos, protagonizou um vídeo para o seu Bar Mitzvá e virou hit na Internet. No vídeo, que é uma versão da música "What Makes You Beautiful", ele fala sobre suas viagens e seu destino preferido: a praia da Baleia. (Confira os vídeos no QR Code abaixo).

TV3UP
Há três meses no ar, a TV3UP foi criada por Marcela, Fernanda e Aline. No canal, elas disponibilizam vídeos sobre temas do cotidiano, dicas de moda, maquiagem e, todo mês, propõem um desafio para uma integrante do trio. Os "micos" das meninas podem ser vistos no vlog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário