segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Palestra com Bill Clinton será realizada hoje no Campus da Unifor

Sustentabilidade e Desenvolvimento Global será o tema enfocado pelo 42º presidente dos EUA
Bill Clinton, o 42º presidente da maior economia do planeta, os Estados Unidos, profere, na manhã de hoje, a partir das 9 horas, a palestra "Embracing our Common Humanity - Sustentabilidade e Desenvolvimento Global", no Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento marca o lançamento do Programa de Educação Corporativa na instituição.
O 42º presidente da maior economia do planeta profere
palestra, hoje, a partir das 9 h em ambiente montado
 no Campus da Unifor FOTO: REUTERS


A palestra, aberta a convidados, é voltada aos políticos, empresários, acadêmicos, profissionais liberais e nomes representativos da sociedade. A interdependência global e os desafios da globalização serão os destaques da exposição do democrata, que presidiu os Estados Unidos da América entre 1993 e 2001.

A vinda de Bill Clinton a Fortaleza permitirá a Unifor "abrir esse importante programa com chave de ouro", ressaltou a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras. Esse novo projeto da instituição é voltado para a capacitação de executivos de grandes empresas, de forma continuada, explicou a reitora.

O programa irá permitir atualizações para o mundo empresarial e tem como uma de suas metas trazer para a Unifor nomes de destaque no cenário nacional ou mesmo internacional.

Através desse projeto, a Unifor promoverá, também, cursos de curta duração ou especialização para o mundo corporativo e para a comunidade. Conforme Fátima Veras, graças às iniciativas dessa natureza, a Universidade se consolida, ainda mais, como uma instituição de Ensino Superior que promove e acolhe o estudo e a discussão de temáticas de impacto global.Os gestores cearenses destacaram a visita de Bill Clinton. O governador Cid Gomes vê a iniciativa como uma forma de a Unifor investir no estímulo ao conhecimento. A prefeita Luizianne Lins diz que a ideia observa um debate atual: a preocupação em aliar progresso econômico com desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

Convergência
O vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, ratificou que a Unifor tem a preocupação de ser um polo de convergência de grandes questões. "A escolha de Bill Clinton se dá porque ele continua sendo um expoente, uma referência na análise de temas como sustentabilidade, direitos humanos e democracia. Enfim, é um grande nome", disse.

Fundador da William J. Clinton Foundation, o 42º presidente americano deixa para as novas gerações um legado que converge para os anseios dos diversos segmentos da sociedade. "Ele possui uma fala que alcança um número muito grande de pessoas", observa Henrique Sá.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, Oyrton Monteiro Júnior, frisa que o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social encontram relevante interesse no empresariado nacional e nas organizações governamentais brasileiras.

Uma megaestrutura foi montada no ginásio esportivo da Unifor para receber a palestra. É uma tenda de aproximadamente 1.200m², onde Clinton falará para um público de mil pessoas. Além disso, a palestra será transmitida para um grupo de mil pessoas da comunidade acadêmica, que acompanhará a apresentação em seis auditórios do Campus.

O QUE ELES PENSAM
Visita favorece o estímulo ao conhecimento
"Esse programa Educação Corporativa, que será lançado hoje pela Universidade de Fortaleza, demonstra o interesse que a Unifor tem em estimular o conhecimento e a consolida como uma instituição que pensa globalmente"

Cid Ferreira GomesGovernador

"O embasamento de Clinton sobre as questões que ocorrem no mundo por si só já vale a oportunidade de ouvi-lo. Toda informação repassada por uma pessoa de conhecimento vasto como ele é importante. Só tem a nos ajudar".
Verônica PerdigãoDiretora de Assuntos Internacionais da Fiec

Na gestão do democrata, EUA teve avanço econômico
William Jefferson Clinton, conhecido como Bill Clinton, casado com a secretária de Estado, Hillary Clinton, foi o primeiro presidente democrata reeleito nos Estados Unidos em seis décadas - inicialmente em 1992 e, depois, em 1996. Em seu governo, o país viveu a maior expansão econômica da sua história, com a criação de mais de 22 milhões de empregos.

Após deixar a Casa Branca, Bill Clinton criou a Fundação William J. Clinton, que tem a missão de melhorar a saúde global, fortalecer economias e proteger o meio ambiente através de parcerias entre governos, empresas, organizações não-governamentais (ONGs) e sociedade civil em geral.

Hoje, a Fundação conta com funcionários e voluntários no mundo todo para melhorar vidas por meio de ações como a Clinton Health Access Initiative (antes Clinton HIV/AIDS Initiative), que ajuda mais de quatro milhões de portadores do vírus HIV (Human immunodeficiency virus) a terem acesso a medicamentos.

Busca de soluções
Outras iniciativas - como a Clinton Climate Initiative, a Clinton Development Initiative e a Clinton Giustra Sustainable Growth Initiative - são voltadas a orientar empresas do mundo todo acerca das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico sustentável na África e na América Latina.

Criada no ano de 2005, a Clinton Global Initiative reúne uma série de líderes globais para implementar soluções voltadas para alguns dos maiores problemas enfrentados no mundo.

Além disso, Clinton se juntou ao seu sucessor, George H. W. Bush, três vezes - depois do tsunami no sul da Ásia, em 2004, após o Furacão Katrina, em 2005, e do Furacão Ike, em 2008, - com a finalidade de ajudar a arrecadar dinheiro para a reconstrução destes locais.

Devido ao seu trabalho no Haiti, Bill Clinton ainda foi nomeado como enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, em 2009, para ajudar a população após uma série de furacões.

No ano passado, depois do terremoto no Haiti, o 42º presidente americano juntou-se a George H. W. Bush e implantou o Clinton Bush Haiti Fund, que apoia esforços de reconstrução, criação de empregos e crescimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário