quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vereador usa gabinete na campanha


Eleitores no gabinete do vereador Glauber Lacerda, na manhã de ontem, aguardando serem recebidos por "Paulinho", a quem entregam os pedidos de emprego ou ajuda. Depois de atendidos eles davam os lugares a outras que esperavam

Indique essa matéria



Eleitores levam pedidos e recebem material de propaganda no gabinete de Glauber Lacerda, no Legislativo municipal

Distribuição de cartazes, pôsteres e santinhos, registro de eleitores, promessas de benesses em proveito eleitoral. Esses são episódios comuns durante o período eleitoral, principalmente dentro dos comitês de campanha de candidatos. Se isso ocorrendo em espaço apropriado, para os assuntos da política pode ter sua legalidade questionada, quanto mais em espaço público como o prédio da Câmara Municipal de Fortaleza, como foi flagrado pela reportagem do Diário do Nordeste.
Na saída eles recebiam material de propaganda da candidata à Câmara Municipal, Fátima Lúcia de Sousa Sindeaux, mulher do vereador fotos: Natinho Rodrigues

Na manhã de ontem, era intensa, no interior do gabinete do vereador Glauber Lacerda (PPS), a movimentação de eleitores. Apesar de paga pela população para assessorar a produção de leis e a fiscalização do Executivo, a estrutura que atende ao vereador estava sendo utilizada para um fim bem diferente: era ali que funcionava um comitê improvisado de campanha da esposa do vereador, a candidata Fátima Lúcia de Sousa Sindeaux. Ela pretende substituí-lo no Legislativo municipal.

Comentar
Com portas fechadas, como todos os demais espaços dos outros vereadores, o fluxo de pessoas no gabinete de Glauber permaneceu movimentado por horas. Durante a manhã, diversos eleitores entravam e saíam da sala, a maioria levando consigo cartazes e santinhos da esposa de Lacerda, candidata a vereadora da Capital pelo PMN. Alguns evitavam comentar com a reportagem as razões da visita, dizendo que teria vindo apenas "visitar o vereador", ainda que este não estivesse presente na Casa durante todo o dia, segundo sua secretária que estava na sala onde ficavam os eleitores.

"Não vim fazer nada demais, só dei uma passada para deixar meus dados e pegar o material de campanha", declarou, entre passos apressados, um homem que se identificou apenas como Márcio. A situação se repetiu diversas vezes, com algumas pessoas inclusive negando terem sequer estado no gabinete, mesmo tendo sido vistas deixando o mesmo segundos antes.




Emprego
A maioria dos transeuntes que conversou com a reportagem evitou usar o termo "eleitor". Preferiam se dizer "amigos" do vereador, que não irá se candidatar a reeleição este ano. "Nós somos amigos dele, e viemos aqui para pedir alguma ajuda e pegar o material de campanha", declara Fátima Souza, que se dirigiu ao gabinete em busca de uma ajuda para a sua formação superior em enfermagem.

Assim como ela, foram muitos os que declararam estar ali em busca de empregos e ajuda para a formação na área de saúde. Segundo um eleitor, o vereador Glauber Lacerda, que atua como clínico geral no Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no Jacarecanga, "saberia os caminhos" para conseguir esses fins.

"Minha mulher é enfermeira, e quer vaga em um posto de saúde. O Paulinho pode desenrolar isso pra gente", declara o homem, que não quis se identificar. Ele se refere ao Chefe do Gabinete do vereador, Paulo Roberto, atendente naquela manhã, segundo as pessoas ouvidas pela reportagem.

Procedimentos

O vereador Glauber Lacerda (PPS), ao ser informado sobre os procedimentos que ocorrem em seu gabinete na Câmara Municipal de Fortaleza durante todo o dia, foi enfático em afirmar que isto não acontece lá e que, inclusive, há algumas semanas que não anda na Casa Legislativa e que sua sala está sendo administrada por Paulo Roberto, o "Paulinho", chefe do gabinete. Isso não acontece de jeito nenhum, disse o vereador.

"A gente nunca fez isso, até porque mesmo estou na vida pública há vinte anos e não precisei de comitê. Estamos fazendo nossa campanha saindo de casa, com material nos dois carros que possuo, nas ruas. Agora disso daí que você está falando eu não sei", disse, frisando que o modus operandi usado por ele está sendo adotado pela sua esposa.

Esta não é a primeira vez que Fátima Sindeaux disputa uma eleição. Em 2010, a esposa de Glauber Lacerda concorreu ao cargo de deputada estadual, alcançando cerca de 19 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário