sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tragédia circense

DIVULGAÇÃO
Os atores do grupo potiguar: um Shakespeare sertanejo
 
Guaramiranga, Festival Nordestino de Teatro, 2004. O grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare fazia sua estreia na mostra com o espetáculo Muito Barulho por Quase Nada (2003). Grande vencedora daquela edição do festival, a peça inspirada no conto shakespeariano não apenas projetou o grupo nacionalmente, como marcou o início da parceria do grupo com importantes diretores teatrais brasileiros.


Mas nos sete anos que se seguiram, o Clowns foi se distanciando da obra do dramaturgo que deu nome ao grupo, priorizando montagens com autores diversos ou mesmo com pesquisas autorais. Em 2008, um encontro com os diretores de teatro Gabriel Villaça e Marcio Aurélio retomaria a ligação com o escritor inglês William Shakespeare (1564-1616). “E, mais do que isso, havia o desejo de trabalhar uma obra não cômica dele, que até então só havíamos trabalhado com comédias”, explica Fernando Yamamoto, diretor artístico da companhia.

Como parte do Festival das Artes Cênicas, dentro da programação especial de comemoração dos 60 anos do Banco do Nordeste, o Clowns de Shakespeare apresenta em Fortaleza o esperado Sua Incelença, Ricardo III, amanhã e sábado, às 20h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A entrada é gratuita.

Ambientada numa Inglaterra imersa na Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono ocorrido entre 1455 e 1485, a trama reconta o trajeto de Ricardo, o Duque de Gloucester, em busca do poder. Para chegar à desejada coroa, de posse do próprio irmão, o rei Eduardo IV, Ricardo vai arquitetar intrigas e assassinatos pelo caminho.

Para alinhar a cultura nordestina ao contexto histórico inglês, o grupo convidou o encenador Gabriel Villela, responsável pela adaptação de Romeu e Julieta (1992), com o mineiro Grupo Galpão. “Somos inspirados pela linguagem do circo de beira de estrada, de lona furada, o circo mais popular possível. E, lançando mão desse recurso, proposto por Gabriel, contamos uma história que é extremamente trágica, sanguinolenta”, reconta Yamamoto, também responsável pela adaptação dramatúrgica. Para ele, é no encontro da linguagem cômica popular com a densidade do texto inglês que está a “grande sacada do espetáculo”.

O elenco, que trazia a atriz Titina Medeiros, hoje no ar como a personagem Socorro, da novela global Cheias de Charme, reúne atores que estão desde a fundação do grupo, como César Ferrario e Renata Kaiser, o cearense Joel Monteiro, e a caçula Camille Carvalho. O corpo de atores se completa com Dudu Galvão, Diana Ramos, Marco França e Nara Kelly.

Montagem
Já bem próximo da finalização do espetáculo, “com os quatro primeiros atos levantados”, o diretor Gabriel Villela propôs que o grupo partisse para o Seridó, coração do Rio Grande do Norte, para experimentar a linguagem do espetáculo com um público mais leigo, “com olhos mais virgens, livres de preconceito”, relembra Fernando Yamamoto.
A companhia permaneceu duas semanas em Gargalheiras, vilarejo ribeirinho próximo a Acari. “Era uma comunidade de pescadores muito humilde, que nunca tinha visto teatro antes. E foi fundamental pra compreender a fundo a linguagem cênica popular em diálogo com uma narrativa extremamente rebuscada”, aponta o diretor artístico numa preocupação sobre a potência comunicativa do espetáculo.

Apresentado ao ar livre, Sua Incelença... enlaça os contextos também através da música. “Na trilha sonora, especificamente, o Gabriel propôs que abríssemos mão da musicalidade nordestina e fôssemos para o rock inglês, numa referência musical mais contemporânea”, reflete Yamamoto. A encenação, portanto, é embalada pela união do rock britânico de Queen e Supertramp ao baião de Luiz Gonzaga, passando pelas incelências, cantigas de guarda fúnebres entoadas pelas carpideiras. Vale conferir.
SERVIÇO
Sua Incelença – Ricardo III
O quê: Espetáculo do grupo de teatro Clowns de Shakespeare (RN), como parte do Festival das Artes Cênicas, especial 60 anos do Banco do Nordeste.
Quando: Amanhã, 20, e sábado, 21, às 20 horas
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Quanto: Entrada gratuita
Duração: 75 min
Outras info.: 3488 8600
Saiba mais
O grupo de teatro Clowns de Shakespeare surgiu em Natal, Rio Grande do Norte, em 1993. Sua última passagem por aqui, foi com O Capitão e a Sereia (2009).

Aqui, o Clowns mantém estreita relação com o grupo Bagaceira de Teatro e o Teatro Máquina, com quem desenvolve pesquisas na linguagem teatral.

De acordo com o diretor artístico Fernando Yamamoto, o próximo trabalho do Clowns será novamente uma parceria com o encenador Marcio Aurélio, que irá dirigir Hamlet, finalizando projeto de manutenção da Petrobras, com patrocínio do Banco do Nordeste e da Eletrobras.

Com Sua Incelença, Ricardo III, o grupo foi convidado para participar do Festival Santiago a Mil, no Chile, em 2012, e do Festival Tchekhov, em Moscou, que acontece no ano que vem.
Elisa Parenteelisa@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário