quarta-feira, 25 de julho de 2012

Saúde preocupa 3 vezes mais eleitores que qualquer outra área

 
Das 10 coligações que disputam a Prefeitura de Fortaleza, cinco têm um médico como candidato a prefeito ou a vice. Não à toa. Para mais da metade (51%) dos eleitores da capital cearense entrevistados pela pesquisa O POVO/Datafolha, a saúde pública é o principal gargalo de Fortaleza. O percentual de lembranças foi mais que o triplo do alcançado pela educação, que aparece em segundo lugar. Em relação à segurança, terceira colocada, a saúde teve cinco vezes mais menções.


O diagnóstico não se limita ao eleitorado: para os dez candidatos a prefeito da cidade, a reestruturação do sistema de atendimento à saúde da população é medida emergencial e prioritária. Com essa visão, a escolha por profissionais da área entre os postulantes é apontada pelas chapas como opção estratégica para que o próximo gestor trate do tema na linha de frente.

Ainda no início da campanha eleitoral, o assunto já é dos mais abordados em debates, entrevistas, e discursos de palanque. Entre as propostas para o setor, há quem sugira multiplicar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e aumentar, também, a quantidade de unidades de serviço. Valorizar os profissionais da área e implantar atendimento em três turnos também consta nos planos de governo dos postulantes.

De tão citado, o assunto já provocou discussões entre os candidatos que disputam o pleito e troca de acusações sobre de quem seria a responsabilidade pela má qualidade do serviço que vigora em Fortaleza. Principal entrada de atendimento emergencial na Cidade, a superlotação do Instituto Doutor José Frota (IJF) é culpa do Governo do Estado, segundo acusa o postulante petista à Prefeitura, Elmano de Freitas. Em resposta, o candidato do governador Cid Gomes, Roberto Cláudio (PSB), diz que a lotação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é responsabilidade da gestão municipal.

Educação e segurança
Na sequência de temas prioritários elencados pelo eleitorado de Fortaleza aparecem as políticas para a educação, citadas por 16% dos entrevistados pela pesquisa O POVO/Datafolha. O eixo está, também, entre as prioridades dos dez candidatos a prefeito. Dentre as políticas para o setor, aparecem escola em tempo integral, inclusão de novas disciplinas na grade curricular e valorização do professor.
Surpresa para os que dizem que segurança pública não é tarefa das gestões municipais, o tema é o terceiro mais citado (10%) pelo eleitor como assunto que deve ser tratado como prioridade pelo próximo prefeito. Entre os postulantes, há uma parcela que defende que as políticas municipais para o setor limitam-se à oferta de lazer e cultura em equipamentos públicos. Outros defendem que a guarda municipal é a figura do Município responsável pela segurança e, por isso, esses profissionais devem andar armados a partir da próxima gestão.

Mobilidade urbana
Tratado como prioridade por boa parte dos candidatos a prefeito de Fortaleza, o assunto que ganhou ares de “tema da moda” pouco foi lembrado pelo eleitor de Fortaleza. Apenas 1% citou políticas públicas para o “trânsito” como emergenciais na capital cearense. Ações voltadas à mobilidade urbana aparecem como prioridade para quatro, dos dez candidatos que disputam o pleito.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A pesquisa O POVO/O Datafolha ouviu 831 eleitores em 18 e 19 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o número CE-00004/2012.
Saiba mais

Médicos que disputam a eleição em Fortaleza

Heitor Férrer (PDT) - candidato a prefeito
Roberto Cláudio (PSB) - candidato a prefeito
Antônio Mourão (PR) - candidato a vice-prefeito de Elmano de Freitas (PT)
Fernando Hugo (PSDB) - candidato a vice-prefeito de Marcos Cals (PSDB)
Lineu Jucá (DEM) - candidato a vice-prefeito de Moroni Torgan (DEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário