CAMPANHACriança de três anos necessita de doação de medula óssea |
Letícia Eva vai completar três anos no dia 8 de setembro, e um pequeno ato de solidariedade pode ser o melhor presente de aniversário da menina, que sofre de leucemia desde os quatro meses de idade. A garota está internada no centro pediátrico da associação Peter Pan desde a última sexta-feira, 6 , após uma recaída da doença, necessitando de um transplante de medula óssea.
Segundo a mãe adotiva de Letícia, Sarah Fontenelle, 26, a garota vai realizar testes de compatibilidade com a mãe biológica e uma irmã de cinco anos. “Temos que contar com a possibilidade de não ser compatível. O médico falou que são 100 mil doadores para achar um”, explicou.
Sarah foi diagnosticada com mesma doença de Letícia e, há cerca de dois anos, está curada da Leucemia. Ela conheceu a criança quando ainda estava em tratamento. “Ela passa 15 dias na minha casa e os outros 15 na casa da mãe biológica. Ela é filha de uma pessoa que conheci e, a partir da convivência, criamos laços. Ela me chama de mãe”, diz emocionada.
Doações
Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e realizar cadastro como doador voluntário em um Hemocentro.
Para ser um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e realizar cadastro como doador voluntário em um Hemocentro.
Os voluntários doam apenas 10 ml de sangue e a amostra passa por um exame de laboratório chamado de HLA, que define a genética da pessoa e será a base para buscar um doador compatível nos registros nacionais e internacionais.
As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizado na Avenida José Bastos, número 3.390, no bairro Rodolfo Teófilo.
Coletas externas são realizadas em unidades móveis que recolhem as doações em Fortaleza e no Interior.
Jéssika Sisnando
jessikasisnando@opovo.com.br
jessikasisnando@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário