Gente que vive a Cidade recebeu ontem o primeiro Anuário de Fortaleza, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. A publicação que traz a Capital retratada em amplos dados econômicos, geográficos, sociais e culturais chega aos empresários como bússola de investimentos; vem aos políticos como inspiração para bem elaborar projetos públicos, nesses tempos de eleição; e chega ao povo como registro de sua história.
A festa de lançamento do Anuário de Fortaleza teve a presença de empresários, a quase a totalidade dos prefeituráveis, de mestres do ensino, leitores. Todos eles destacaram a publicação como uma fonte (de credibilidade) para se apropriar de Fortaleza. “O Anuário preenche uma lacuna. A memória da Cidade precisava de uma obra como essa”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Freitas Cordeiro.
Por falar em memória, o editor-geral do Núcleo Anuário, Fábio Campos, lembra que a obra é filho de gente grande. “O Anuário de Fortaleza é descendente do centenário Anuário do Ceará e do oitentão O POVO”, destacou, na abertura da cerimônia de lançamento.
O presidente da Câmara Municipal fala do momento oportuno em que se lança a obra. “O Anuário antecipa as diretrizes programática dos dez prefeituráveis. Eles vão dormir lendo o Anuário, para aprofundar conhecimentos sobre a Cidade”, brinca.
Secretário de projetos especiais da Prefeitura e representante da prefeita Luizianne Lins, Geraldo Accioly celebrou a importância de ter em mãos uma síntese de informações necessárias a estudantes e professores. “Aprecie o Anuário sem moderação”, finalizou.
Anseios
Jornalista e presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar fez um discurso que lembrou da Fortaleza que corre atrás do desenvolvimento e que entra em importante momento eleitoral. “A capital do Ceará, uma das maiores e mais importantes cidades do Brasil, precisava de um livro que a retratasse de maneira ampla, com credibilidade e independência”, disse.
Luciana destacou o Nordeste como uma terra empreendedora, uma região que agora só gera oportunidades. “A parte que cabe a Fortaleza nesse esforço está retratada nas páginas do Anuário”, cita.
Mas, para além do otimista destino que se coloca à frente, a presidente do Grupo fez questão de lembrar aos prefeituráveis presentes no evento que Fortaleza é terra exigente também.
“Analisando cada um desses candidatos, vamos encontrar muitas diferenças. Mas pelo menos um ponto todos eles têm em comum: querem o melhor para Fortaleza; o melhor para a cidade que tanto amamos”, finalizou, reforçando que todos eles terão tratamento justo, mediado pelos princípios de independência e isenção do O POVO.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O primeiro Anuário de Fortaleza chega à população como fonte de confiabilidade para o leitor. A obra é filha do Anuário do Ceará, publicado há 150 anos. O POVO é responsável pela publicação do Anuário do Ceará desde 1990.
Multimídia
Para escutar - O editor-geral do Anuário, Fábio Campos, foi entrevistado sobre o lançamento do Anuário de Fortaleza no programa Grande Jornal, da rádio O POVO/CBN. http://bit.ly/Rrz9rs
Para ver - O lançamento do Anuário de Fortaleza foi tema do programa Grande Debate, da TV O POVO. Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube. www.youtube.com/user/tvopovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário