Nelson Martins diz que os deputados petistas que deixaram o Governo podem ser opções para Cid, caso ele rejeite definitivamente o nome do PT FOTO: JOSÉ LEOMAR |
Para Nelson Martins, a exoneração dos petistas foi uma sinalização do governador para apoiar um nome do PT
A poucos dias de reassumir o mandato de deputado, o petista Nelson Martins, recém-exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário pelo governador Cid Gomes (PSB), esteve na Assembleia Legislativa e classificou o retorno dele e dos petistas Camilo Santana e Francisco Pinheiro à Casa como um gesto de Cid no sentido de manter a aliança com o PT em Fortaleza. O outro deputado estadual que está voltando à Assembleia é Ivo Gomes (PSB), também exonerado do cargo de chefe de Gabinete do governador.
A poucos dias de reassumir o mandato de deputado, o petista Nelson Martins, recém-exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário pelo governador Cid Gomes (PSB), esteve na Assembleia Legislativa e classificou o retorno dele e dos petistas Camilo Santana e Francisco Pinheiro à Casa como um gesto de Cid no sentido de manter a aliança com o PT em Fortaleza. O outro deputado estadual que está voltando à Assembleia é Ivo Gomes (PSB), também exonerado do cargo de chefe de Gabinete do governador.
Segundo Nelson Martins, os deputados estaduais petistas que deixaram o Governo do Estado podem ser opções para o governador, no caso de ele rejeitar definitivamente o candidato a prefeito escolhido pelo PT, Elmano Freitas, oferecer como opção à prefeita Luizianne Lins, para manter a aliança entre PT e PSB.
"Acredito que em função desse processo de negociação das questões eleitorais o governador, em nome do PSB, esteja querendo colocar esses três secretários como possíveis alternativas numa situação de impasse", disse Nelson ontem durante passagem pela Assembleia, onde acompanhou a votação de mensagens de interesse da pasta do Desenvolvimento Agrário.
Despedida
Camilo Santana foi exonerado da Secretaria das Cidades e Francisco Pinheiro da de Cultura. Este será substituído pelo deputado Antônio Carlos (PT), agora ex-líder do Governo na Assembleia, que fez ontem seu discurso de despedida.
Para Nelson Martins, o convite feito a Antônio Carlos é mais um indicativo de que Cid deseja manter a parceria com o PT na Capital, apesar das resistências ao nome de Elmano, escolhido candidato pelo PT no último domingo, no encontro dos delegados do diretório municipal da agremiação.
Nelson, ex-líder do Governo na Assembleia, na primeira gestão de Cid Gomes, defende a decisão do PT por Elmano. "Eu, enquanto filiado ao Partido dos Trabalhadores há 30 anos, entendo que meu partido tem um candidato que foi escolhido de forma legítima. E nosso partido também assumiu o compromisso de, em continuando a aliança com o PSB, apoiar em 2014 o candidato que o governador indicar", ressaltou Nelson.
Em razão desse compromisso, acrescenta o deputado, o PT fará todos os esforços até o dia 30 de junho, quando acaba o prazo para as convenções partidárias, para assegurar a aliança com a legenda do governador e demais aliados na eleição municipal deste ano. "Continuo apostando que manteremos a aliança com o PSB e o PMDB através do candidato que nosso partido escolheu, o Elmano. Esse compromisso de o PT apoiar o candidato do governador em 2014 tem um peso muito grande".
Fundamental
Outro fato que pode confirmar a aliança entre Cid e o PT em Fortaleza, conforme Nelson, é o apoio que o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), poderá confirmar em breve ao candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
"Isso vai ser fundamental e vamos manter a aliança aqui em Fortaleza em torno do candidato que foi escolhido democraticamente. Vai haver aliança com o PSB em Sobral, em Juazeiro Norte e em vários outros municípios, e acredito que vamos fazer em Fortaleza também".
Ivo Gomes (PSB), chefe de Gabinete do irmão Cid, também foi exonerado do cargo, não esteve na Assembleia ontem. Ele reassumirá o seu mandato na próxima segunda-feira, como todos os outros exonerados, em razão de o Diário Oficial só ter circulado no fim do expediente de quarta-feira. Ivo Gomes é crítico declarado da escolha de Elmano. Mas, na opinião de Nelson, "certamente ele pode ajudar muito nesse processo de negociação em relação ao nome".
PT não volta atrás quanto ao seu candidato, diz Luizianne
A prefeita Luizianne Lins voltou a afirmar que o PT não voltará atrás quanto ao nome de seu candidato, mantendo Elmano de Freitas para disputar as eleições deste ano. Segundo ela, que preside o PT no Ceará, seu partido não está interessado no fim da aliança e, se a ruptura acontecer, a decisão partirá do PSB e do governador Cid Gomes.
Conforme a prefeita, não existe qualquer possibilidade de o PT alterar o nome escolhido no encontro de domingo passado, a não ser que os filiados da legenda sinalizassem que isso seria o melhor para a agremiação. No entanto, segundo ela, este não é o sentimento dos membros do PT. "Nós decidimos tudo democraticamente durante mais de um ano, e essa atitude seria uma agressão aos filiados, aos militantes do PT. A definição deles foi de fortalecer a candidatura que foi colocada no encontro de domingo", salientou.
Quando questionada sobre a ida de Cid Gomes à Portugal para uma possível conversa com o democrata Moroni Torgan visando uma aliança com o DEM, a prefeita disse que o governador tem o direito de conversar com quem quiser e que as discussões partidárias são naturais, mas não deixou de alfinetar Moroni, que por duas vezes disputou eleições com ela. "Uma pessoa que passou três anos sem pisar em Fortaleza, para conversar com ele, com o ex-deputado Moroni tem que ir para a Europa mesmo", ironizou Luizianne Lins.
Apoio
Luizianne afirmou que o PT deixou "muito claro" para Cid que a sigla quer manter a aliança com PSB, colocando isso, inclusive, textualmente para ele, na última conversa entre os dois, realizada na segunda-feira passada. No encontro, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reiterou a intenção dos petistas de assegurar apoio ao Governo do Estado em 2014,caso Elmano Freitas receba o apoio do PSB.
"A candidatura do PT está posta, fizemos um grande encontro onde Elmano teve mais de 90% dos votos dos filiados do partido, e é assim que o PT funciona. Para nós a ruptura não está posta, e se vier vem de decisão do PSB", ressaltou Luizianne Lins.
A prefeita disse ainda que confia no compromisso de Cid Gomes de querer manter a aliança com o PT e afirma que irá esperar por um posicionamento do governador. No entanto, salienta que irá tentar manter essa aliança e construir outras. "Ele tem dito que quer a aliança e nós vamos ver o que vai acontecer. Mas Fortaleza pode entender que o candidato do PT já está colocado. Eu não quero interpretar o que ele foi fazer na Europa, mas ele diz que vai tentar manter a aliança, e vamos ver o que vai dar. Nós do PT queremos construir essa e outras alianças"
As considerações de Luizianne foram feitas durante assinatura de convênio com a empresa JCPM para construção de shopping onde antes funcionava a empresa Brahma, no Papicu. O acordo marca o início do último capítulo da novela do estaleiro, iniciada em 2010, quando o governador Cid Gomes queria iniciar as obras de construção do equipamento no Serviluz, o que foi, negado pela prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário