sexta-feira, 15 de junho de 2012

Após 13 anos de espera, finalmente o metrô vem aí

FOTO: FÁBIO LIMA
O metrô de Fortaleza começa a operar ainda sob ressalvas. Após etapa assistida é que passageiros poderão dispor plenamente do transporte
 
A estudante Carol Souza ainda era bebê quando começaram as primeiras obras para a construção do metrô de Fortaleza (Metrofor), em 1999. Os atrasos de liberação de verbas, desapropriações de terrenos e reformulações do projeto emperraram a execução do projeto. De lá para cá, foram 13 anos de experiência em congestionamentos e ônibus lotados na hora de Carol ir à escola. “É uma pena que tenha demorado tanto. Minha filha ficou adolescente e só agora está próximo dela aproveitar o Metrofor”, comenta a mãe, Auzenir Sousa.
Após tanto tempo de espera, hoje será realizada a primeira viagem da operação assistida da linha Sul do Metrofor. Os trens unidades elétricas (TUEs) irão da estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) até a Parangaba. Serão 15 quilômetros em cerca de 15 minutos. A fase, que ainda é de testes e deve durar até seis meses, será aberta gratuitamente ao público a partir da próxima segunda-feira.

“Esse período serve para executar pequenos ajustes na parte de sincronismo, climatização e freio. Nada que ponha em risco a segurança dos passageiros voluntários”, destaca o assessor do Metrofor, Fernando Mota.

A operação assistida será conduzida somente em dias úteis, das 9 às 13 horas. Porém, as viagens poderão ser interrompidas ou canceladas a qualquer momento. “Não podemos assumir nenhum compromisso de horário. Pode ser que, às 9h15min, pare. Não dá para prever quantas viagens serão feitas nesse período”, adverte Mota.

Ao todo, serão 50 funcionários distribuídos nas 12 estações do trecho para dar suporte ao novo equipamento e a seus passageiros. A parte restante, que vai até o Centro, só deve ser liberada para operação assistida em outubro.

Integração

O desafio do Metrofor agora é estar interligado aos demais transportes públicos de forma otimizada. Mesmo com 13 anos de conhecimento do projeto, o estudo de integração com as demais modalidades de transporte ainda não foi concluído. “Estamos buscando um sentido mais amplo, incluindo a integração operacional, física, lógica, institucional e tarifária”, justifica a assessoria.

Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirmou que as linhas de ônibus já passam próximo às estações do metrô, numa distância máxima de 600 metros. Dessa forma, não haverá alteração no trajeto das linhas ou reordenação das paradas no trajeto percorrido pelo metrô nessa primeira fase de operação assistida. Em relação à integração tarifária, a Etufor diz que o tema ainda está sendo discutido com o Metrofor.
ENTENDA A NOTÍCIA

Lá se vão 13 anos desde que começaram as obras para a construção da Linha Sul do Metrô. Hoje é dado início à operação assistida nos primeiros 15 quilômetros da linha. A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da Capital.
Serviço
Operação assistida da Linha Sul do Metrofor
Quando: a partir de segunda, das 9 horas às 13 horas
Para saber quais linhas de ônibus passam próximo à Linha Sul, acesse http://bit.ly/MDtxoU
Saiba mais
Linha Sul do Metrofor
São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneos e 2,2 km em elevados.
A operação comercial está prevista para o primeiro trimestre de 2013.
A expectativa é atender 350 mil passageiros por dia.
A obra tem investimento total de R$ 1,705 bilhão.
O Metrofor já recebeu oito trens de um total de 20.
A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora.
Viviane Gonçalves vivi@opovo.com.br

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