quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto escolar defende a preservação de sapos



Clique para Ampliar
Além de incentivar a preservação do sapo-cururu, o projeto "Coletivo Cururu" também abrange a reciclagem de papel e de garrafas pet, bem como a plantação e o cultivo de hortaliças e plantas medicinais no ambiente escolar
 
Fortaleza. Desde fevereiro deste ano, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Alcântara, em São Gonçalo do Amarante, vêm participando de ações ambientais, com a implantação do projeto "Coletivo Cururu", que abrange arrecadação de papel e garrafas pet para reciclagem, plantação e cultivo de hortaliças e plantas medicinais no ambiente escolar e, principalmente, incentiva a preservação do sapo-cururu, espécie encontrada em todo o Brasil.O projeto seria implantado apenas na turma do professor de Filosofia Humberto Kelvin Menezes, idealizador do "Coletivo Cururu". No entanto, os alunos das outras turmas mostraram interesse em participar das ações.

O professor explica que realizou uma pesquisa sobre os sapos encontrados no País e descobriu que, das 600 espécies existentes, 35 estão em extinção. Embora o sapo-cururu não esteja ameaçado, Humberto lembra que o bicho costuma sofrer maus tratos quando é encontrado no ambiente doméstico, por exemplo.

"Em São Gonçalo, muitos moradores ainda têm o habito de jogar sal nas costas do sapo-cururu quando o encontram em suas casas. Mas, a gente precisa lembrar que, se esses sapos estão sendo encontrados nas residências, é porque o habitat deles está sendo destruído", diz o professor, informando que a própria Escola Waldemar Alcântara foi construída no lugar onde existia uma lagoa. "Quando chove, o entorno da escola fica alagado", lembra Humberto.

Vídeo
A Escola Waldemar Alcântara está participando do concurso Ecovídeo das Escolas - 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola, onde produziu o vídeo "Coletivo Cururu", que fala sobre o projeto ambiental da instituição, defendendo a preservação dos sapos e o combate à dengue, tendo em vista que os sapos também se alimentam de mosquitos.

O vídeo, que pode ser visto no site You Tube, é baseado nos temas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que será realizada em junho, no Rio de Janeiro, e traz a seguinte pergunta: Qual o seu papel na criação de um mundo sustentável?

Mais informações

Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Alcântara -
Projeto "Coletivo Cururu" - São Gonçalo do Amarante/CE
Telefone: (85) 3315.4500

Nenhum comentário:

Postar um comentário